Não foi ataque de negação de serviço que derrubou o Discord e servidores de jogos online

Foi uma falha no sistema da Cloudflare que acabou com a alegria de muitos gamers na tarde/noite de sexta, 17

Serviços como Discord (aplicativo de voz sobre IP gratuito), servidores de jogos como Minecraft e League of Legends estão instáveis. Ao contrário da primeira especulação, não foi um gigantesco ataque de DDoS ou ataque de negação de serviço, o responsável pela queda de serviços de internet na última sexta, 17.

Segundo Renato Marinho, chefe de pesquisa do Morphus Labs, de acordo com a declaração da própria CloudFlare, que abrigava serviços como os citados acima, foi um erro de configuração de rotas e não um ataque que causou toda a confusão. Veja aqui a declaração da empresa.

Segundo o site Downdetector, o Cloudflare está apresentando problemas desde 17h54 desta sexta-feira, 17. Muitos usuários do site relataram a queda dos serviços de jogos online e do Discord.

Quem é o Cloudflare

Cloudflare é uma empresa que fornece uma rede de distribuição de conteúdo, serviços de segurança da Internet e serviços de servidor de nome de domínio distribuído, localizados entre o visitante e o provedor de host do usuário da Cloudflare, agindo como um proxy reverso para sites, afirma o Downdetector.

Consultamos especialistas para saber como tudo isso realmente aconteceu. Pelo adiantado da hora, até agora, ninguém respondeu, mas realmente tudo aponta para um ataque DDoS.