Google apresenta mais de 50 novos recursos para educação

Em evento global, a empresa fez anúncios para o agora Google Workspace for Education, entre elas o acesso offline ao aplicativo Google Classroom em celulares Android.

Foto: Foto: dennizn/Shutterstock

Ontem, 17, durante o evento global “Learning with Google”, foram apresentadas diversas novidades da empresa para educação, como a evolução do GSuite for Education, agora chamado de Google Workspace for Education, além de novas funções do Google Classroom, Google Meet e Chromebooks e uma nova política de armazenamento de dados. De acordo com nota enviada pelo Google, os mais de 50 novos recursos anunciados são um reflexo das necessidades dos educadores. Com eles, a empresa pretende dar mais opções e controles para as escolas e universidades. 

Segundo a assessoria de imprensa da emprea, o Google Workspace for Education já é usado por 170 milhões de alunos e professores em todo o mundo.  Além disso, o Google Classroom está presente no ensino e aprendizagem de 150 milhões estudantes e educadores - neste período do ano passado, eram 40 milhões. No Brasil, o Google Workspace for Education tem grande presença nos setores privado e público.

Confira os principais anúncios feitos durante o evento “Learning with Google”:

Google Classroom

A falta de acesso à internet é um desafio central para a aprendizagem híbrida e o ensino remoto em vários países. Pensando nisso, em breve, o Google Classroom vai permitir o acesso também offline ao aplicativo em celulares Android. Os alunos poderão começar o trabalho, abrir anexos do Drive, escrever tarefas no Google Docs - tudo sem depender de uma conexão estável. Ao final, eles poderão enviá-las assim que estiverem on-line. 

Os educadores poderão ainda ver estatísticas de engajamento relevantes para ajudá-los a entender como os alunos estão interagindo com o Google Classroom, como quais alunos visualizaram um curso ou enviaram uma tarefa.

Serão lançados ainda este ano recursos que permitem que os professores integrem suas ferramentas e conteúdos favoritos de terceiros diretamente na interface do Classroom. 

Ainda em 2021, chegarão novas funcionalidades para o upload de fotos de tarefas em papel, isso inclui combinar fotos em um único documento, recortar ou girar fotos e melhorar a iluminação. 

Google Meet

Os novos recursos do Google Meet prometem oferecer aos educadores mais visibilidade e controle.

Gestores e educadores terão mais opções para definir políticas de quem pode participar das videochamadas da escola. Por exemplo, definir se pessoas de fora da organização, como um palestrante externo, podem participar de videochamadas organizadas pela instituição.

Professores terão mais controle sobre as salas de aula virtuais, incluindo a possibilidade de encerrar reuniões para todos os alunos e a opção de facilmente silenciar todos os participantes de uma só vez.

Também foi anunciado que reações de emojis no Meet também estão chegando este ano, oferecendo aos alunos maneiras leves, divertidas e sem interrupções durante as videochamadas. 

Chromebook e acessibilidade

Serão lançados mais de 40 novos modelos de Chromebook desenvolvidos para a educação, com informações sobre como escolher os mais adequados para as necessidades específicas de cada escola.

Também serão inseridos novos recursos de acessibilidade, como cursores coloridos nos Chromebooks e acesso ao Switch, permitindo que os alunos aprendam com ferramentas que atendem às suas necessidades.

Novas políticas de armazenamento

O Google tradicionalmente oferece armazenamento ilimitado para escolas e universidades gratuitamente. No entanto, conforme o Google cresce para atender a mais escolas e universidades a cada ano, o consumo desse armazenamento também acelerou rapidamente. "O armazenamento não está sendo consumido de forma equitativa e gestores escolares muitas vezes não têm as ferramentas de que precisam para gerenciá-lo. Para apoiar as escolas no futuro e garantir a distribuição mais equilibrada deste  recurso, vamos implementar um novo modelo de armazenamento em pool e ajudaremos administradores e líderes escolares a gerenciarem seu armazenamento. Não será preciso fazer nada agora: essa atualização deve impactar menos de 1% dos clientes", afirma nota da empresa.

Segundo o Google, a empresa continua comprometida em fornecer a todas as instituições ao redor do mundo o melhor dessa experiência, incluindo o amplo armazenamento gratuito para apoiar iniciativas educacionais de qualidade. "O novo modelo fornecerá a escolas e universidades uma linha de base de 100 TB (terabytes) de nuvem compartilhado por todos os usuários dessas instituições - isso seria mais do que suficiente para mais de 100 milhões de documentos, 8 milhões de apresentações ou 400.000 horas de vídeo". 

A política entrará em vigor em todas as edições do Workspace for Education para novos clientes no fim de 2021 e para os que já são clientes em julho de 2022. Antes disso, o Google vai fornecer ferramentas e treinamentos para identificar e gerenciar como o armazenamento de cada instituição está sendo usado e alocado.