Estudo da Udemy mostra as qualidades mais esperadas dos candidatos em 2021 no Brasil

O site de cursos para o mercado aponta as tendências também para o resto da América Latina

Foto: Olivier Le Moal/Shutterstock

Os desafios de 2020 com a pandemia do novo coronavírus impactaram muito no mercado de trabalho. Mesmo quem não tinha experiência em trabalho remoto precisou aprender e rápido. Um estudo da Udemy levantou estas questões e como o mercado este ano solicitará algumas qualidades específicas para seus candidatos a vagas que irão abrir em 2021.

Segundo o estudo da Udemy, plataforma de cursos online das mais variadas áreas, as cinco qualidades mais buscadas para o Brasil, quando de contratações serão:

1. Comunicação
2. Produtividade pessoal
3. Microsoft Word
4. REST API (interface de programação de aplicações que segue conformidade com as restrições da arquitetura REST. A sigla REST significa Representational State Transfer (Transferência Representacional de Estado, em português))
5. AWS Certified Solutions Architect - Associate (certificação para o sistema de nuvem da Amazon)

É interessante notar aí a presença do Microsoft Word, editor de texto clássico que nunca deixa de ser pedido por empresas, apesar de um Google Docs fazer milagres, mas, infelizmente, a solução da Microsoft ainda é a mais completa do mercado. 

Para nós do Ceará que temos a Amazon Web Service (AWS) chegando aos poucos, saber que uma das qualidades é possuir a certificação para saber trabalhar na empresa é algo promissor.

A interface de programação de aplicações que segue conformidade com as restrições da arquitetura REST, o REST API é outra exigência que será cobrada muitas vezes de candidatos, no caso, da área de Tecnologia da Informação.

Por fim, as duas primeiras habilidades pedidas, comunicação e produtividade pessoal, mostram que muito além de conhecimentos técnicos saber comunicar o que se faz e como se faz e organizar melhor suas rotinas são características que deverão ser ainda mais valorizadas em um mundo em transformação tão radical. 

"Uma coisa é certa, o trabalho remoto não vai acabar. Você pode ajudar sua organização a ter sucesso nesse ambiente ao desenvolver conhecimentos relacionados como comunicação organização e saber escutar", diz o estudo da Udemy. 

Remoto

O estudo também levantou que trabalho remoto e times com capacidade de se ajustar a um modelo híbrido  (físico e a distância) de trabalho também são temas a serem considerados atualmente. "Os líderes estão incentivando os funcionários a construir 'expertise' em mais de um assunto diretamente relacionado para sua função de trabalho. Países latino-americanos viram crescimento notável em habilidades técnicas relacionadas a esta tendência. O México sozinho teve mais de 483% ano a ano crescimento em habilidades de tecnologia híbrida, como teste de software e administração de servidor", informa o estudo da Udemy.

Ainda segundo o levantamento feito pela Udemy, os funcionários técnicos das empresas da América Latina não precisam necessariamente tornarem-se mestres de tudo. Sempre pode haver alguma necessidade de funções hiperespecializadas. "Mas na maioria dos casos, qualquer pessoa envolvida com desenvolvimento de software ou TI deve esperar que sua carreira reflita o princípio de “aprender no fluxo da vida”, como diz a Deloitte. Como empresas continuam a enfatizar papéis híbridos, espere para ver mais ênfase em habilidades relacionadas, como DevOps e computação em nuvem", encerra.