20% dos brasileiros ignoram o que seus filhos compartilham na internet, garante especialista

Profissional comenta também sobre as mudanças na privacidade do TikTok

Legenda: TikTok está com novas regras de segurança para menores de 15 anos
Foto: DANIEL CONSTANTE/Shutterstock

Na última quarta-feira (13), o TikTok anunciou mudanças no modo de privacidade para usuários com idade entre 13 e 15 anos. A partir de agora, esses usuários terão suas contas padronizadas como privadas, e apenas seguidores autorizados poderão assistir ao conteúdo publicado por eles.

A relação de crianças e adolescentes com as redes sociais é uma questão cada vez mais importante para ser debatida entre as famílias. Uma pesquisa da empresa de cibersegurança Kaspersky, realizada em parceria com a consultoria CORPA, mostrou que 56% das crianças no Brasil possuem pelo menos uma conta em redes sociais e que 20% dos pais admitem ignorar completamente as informações que seus filhos compartilham online. Ela mostra ainda que um em cada dez pais brasileiros admitem não ter controle suficiente sobre a vida digital de suas crianças.

“A decisão de tornar todas as contas de jovens como privadas e limitar quem pode interagir com o adolescente reforça a privacidade e segurança de quem usa a plataforma. Mas a responsabilidade pela forma com que este jovem usa a rede social é nossa, pais e mães”, afirma Roberto Rebouças, gerente executivo da Kaspersky no Brasil. “Quando decidimos que é hora dos nossos filhos terem mais autonomia, ensinamos a prestar atenção ao atravessar a rua, ensinamos a andar de ônibus e metrô, e a não falar com estranhos na rua. Quando eles passam a navegar na internet, criar conta nas redes sociais e usar serviços digitais, temos que fazer o mesmo. Como pais, temos que experimentar e conhecer tudo que os filhos querem fazer online, para saber orientá-los”, acrescenta.

O estudo da Kaspersky faz parte da campanha Crianças Digitais e foi realizado para analisar o quanto os pais e as mães estão envolvidos e comprometidos com a vida digital de seus filhos em seis países da América Latina (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru). Ao todo, foram entrevistados 2.294 pais e mães com o seguinte perfil: idade entre 25 a 60 anos, pertencentes às classes A, B ou C, usuários de dispositivos eletrônicos e cujos filhos tenham entre 0 e 18 anos. As entrevistas foram realizadas entre fevereiro e março de 2020, por meio de enquetes online. Para mais informações sobre o estudo, acesse o blog da Kaspersky.

Para ajudar as famílias na educação digital infantil, a Kaspersky recomenda ainda:

  • Estabeleça um diálogo sobre os perigos da internet com os seus filhos.
  • Participe das atividades online de seus filhos desde cedo como um "mentor". Pergunte sobre suas experiências online e, em particular, se teve algo que o (a) fez sentir desconfortável ​​ou ameaçado (a), como assédio, sexting ou aliciamento.
  • Defina regras simples e claras sobre o que eles podem fazer na internet e explique o porquê. Muito importante, as regras devem valer para todos que vivem na casa, como não usar o celular nas refeições.
  • Conte com uma solução de segurança de qualidade em todos os dispositivos conectados, como PCs, smartphones e tablets, e tenha ainda a função de controle parental habilitada nos dispositivos das crianças. Esta solução permite bloquear conteúdos inapropriados, mensagens de spam e ajudar a acompanhar as regras predefinidas de uso da internet.