Ceará vence Fortaleza no primeiro Clássico-Rei da Série A

Vovô conseguiu o resultado de 1 a 0 nesta quarta-feira (2), com gol de Vina

Legenda: O gol alvinegro ocorreu aos 43 do 1º tempo, com Vina
Foto: Thiago Gadelha / SVM

O primeiro Clássico-Rei da Série A na temporada terminou com vitória do Ceará por 1 a 0 nesta quarta-feira (2). Em duelo muito estudado na Arena Castelão, o Vovô garantiu o placar contra o Fortaleza com gol de Vina, aos 43 da etapa inicial.

O confronto foi o 4º entre os rivais em 2020. No saldo, são dois triunfos do Alvinegro (Brasileirão e semifinal da Copa do Nordeste), uma do Leão (Campeonato Cearense) e um empate (fase de grupos do Nordestão).

Confira análise do comentarista Wilton Bezerra

> Veja mais sobre o Clássico-Rei

Com o resultado, o Ceará subiu para a 6ª posição, com 10 pontos. O próximo compromisso é contra o Santos, sábado (5), às 21h, no Castelão - pela 8ª rodada.

O Fortaleza ocupa a 10ª posição, com oito. O time encara o Flamengo, também no sábado (5), às 17h, no Maracanã.

Confira os podcasts CearáCast e Fortaleza Cast sobre o Clássico-Rei

O jogo

Legenda: Momento da finalização de Vina no único gol da partida
Foto: Thiago Gadelha / SVM

A partida começou muito truncada na Arena Castelão. O Fortaleza tentou manter a posse de bola, enquanto o Ceará ficou fechado em linhas próximas para sair no contra-ataque. Das estratégias, a marcação se sobressaiu e deixou o duelo com poucas chances de perigo.

O Leão teve uma única chance mais nítida aos 30: David recebeu de Yuri César na grande área, sozinho, e errou o momento da finalização. Já o Vovô aproveitou arremates de longa distância com Fernando Sobral e Vina.

Aos 43, o time alvinegro mostrou o quão efetivo é no Brasileirão. Em triangulação entre Sobral e Charles, um cruzamento na linha de fundo foi antecipada por Vina, em belo gol: 1 a 0.

Legenda: Ceará e Fortaleza mandam jogos na Arena Castelão
Foto: Thiago Gadelha / SVM

Com o placar parcial, o Ceará recuou na volta do intervalo, cedeu campo e esperou uma investida para ampliar. A chance ocorreu aos 14: Samuel Xavier exigiu grande defesa de Felipe Alves.

Em busca do empate, Rogério Ceni mandou a campo os argentinos Fragapane e Mariano Vázquez - retirando Quintero da defesa. As entradas deixaram o Leão mais ativo no campo ofensivo, e também mais exposto.

Com espaço, o Vovô quase ampliou aos 36. Vina deixou Paulão no chão e bateu colocado para defesa de Felipe Alves. O Vovô foi letal e venceu o primeiro Clássico-Rei do Brasileirão.

Ficha técnica

Ceará 1x0 Fortaleza
Local: Arena Castelão
Data: 02/09/2020
Horário: 19 horas
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (FIFA)
Cartão: Charles (C), Vina (C), Mariano Vázquez (F) e Felipe (F). 

Ceará: Prass; Samuel Xavier, Luiz Otávio, T. Pagnussat (Lacerda) e B. Pacheco; Charles e William Oliveira (Fabinho); F. Sobral, Vina (Baxola) e Leandro Carvalho (Mateus Gonçalves); Cléber (Sobis). T: Guto Ferreira

Fortaleza: Felipe Alves; Gabriel Dias, Quintero, Paulão e Bruno Melo; Felipe e Juninho; David, Romarinho, W. Paulista (Orobó) e Yuri César (Osvaldo). T: Rogério Ceni

Veja também