Procurador-geral da República, Paulo Gonet recebe medalha e Título de Cidadão Cearense
Presidente da Assembleia Legislativa, Romeu Aldigueri vai ao encontro do PGR entregar as honrarias já aprovadas e concedidas pelo Legislativo
Uma comitiva da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), comandada pelo presidente da Casa, Romeu Aldigueri (PSB), entrega, nesta sexta-feira (17), a Medalha Paulo Bonavides e o título de Cidadão Cearense ao procurador-geral da República, Paulo Gustavo Gonet Branco, que está em Fortaleza.
A entrega das homenagens, já aprovadas e concedidas pelo Legislativo, será na Universidade de Fortaleza (Unifor), por ocasião de palestra do PGR na Instituição.
Em agosto, a Alece promoveu sessão solene para a entrega da medalha Paulo Bonavides. Além de Gonet, foram agraciados na ocasião,a ministra Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha, presidente do Superior Tribunal Militar (STM); o professor e procurador do município de Fortaleza, Martônio Mont’Alverne Barreto Lima; e o ministro Teodoro Silva Santos, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
O procurador-geral, que não participou presencialmente da solenidade, receberá pessoalmente a honraria.
Perfil de Paulo Gonet
Natural do Rio de Janeiro, Paulo Gustavo Gonet Branco é o atual procurador-geral da República, cargo que assumiu em dezembro de 2023. Bacharel e doutor em Direito pela Universidade de Brasília (UnB) e mestre pela Universidade de Essex (Reino Unido), Gonet ingressou no Ministério Público Federal (MPF) em 1987, aprovado em 1º lugar, sendo promovido a subprocurador-geral da República por merecimento em 2012.
Com mais de 35 anos de atuação acadêmica, é professor e cofundador do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), além de autor de diversas obras e artigos jurídicos. É coautor, ao lado do ministro Gilmar Mendes, do consagrado livro “Curso de Direito Constitucional”, vencedor do Prêmio Jabuti (2008) na categoria Livros Jurídicos.