Teatro, autismo e infância são temas de projetos gratuitos que circulam por cinco cidades cearenses

Aracati, Cascavel, Eusébio, Fortaleza e Trairi recebem programação da Bienal de Teatro e Cultura Infância entre agosto e novembro de 2025

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
Espetáculos de artes cênicas, multirresidências criativas e lançamento de livro compõem programação do mês Bienal de Teatro e Cultura Infância
Legenda: Espetáculos de artes cênicas, multirresidências criativas e lançamento de livro compõem programação do mês Bienal de Teatro e Cultura Infância
Foto: Divulgação

A partir das ligações entre autismo e artes cênicas, dois projetos gratuitos do Teatro da Boca Rica irão ser realizados entre agosto e novembro deste ano em cinco cidades cearenses. 

Apresentação de espetáculos cênicos, ações formativas, residências artísticas e lançamento de livro compõem as programações da Bienal de Teatro e do Cultura Infância. As atividades ocorrem nas cidades de Aracati, Cascavel, Eusébio, Fortaleza e Trairi com acesso gratuito. 

A Bienal Internacional de Teatro do Ceará, criada em 2017, terá como tema "Teatro, Mito, Autismo: Confluências". Já o Cultura Infância será guiado pela temática “Afetos, autismos, Artes: o que pode a arte?”

Veja também

Neste mês de agosto, as ações são ligadas ao BITCE. De domingo (3) até terça (5) são realizadas as multirresidências criativas com troca de saberes. Em Fortaleza, o tema “Teatro e Mito. Pentesileia, a rainha das amazonas. Corpo trágico, corpo mitológico” será apresentado entre  por Gloria Paris (França) e Bruno Fleury (França).

A mesma formação vai para Aracati entre os dias 10 e 12 de agosto. O município também recebe um espetáculo cênico no dia 9 de agosto, às 19 horas. A obra será definida pela Secretaria de Cultura da cidade.

Inscrições gratuitas

A BITCE começou em maio deste ano e segue até maio do ano que vem, com 30 apresentações de espetáculos, multirresidências criativas e lançamento de livro sobre a história do evento previstos na agenda.

Já o Cultura Infância terá a realização do seminário on-line “Afetos, Autismos, Artes. O que pode a arte?”, residências criativas e realização de experimentos cênicos a partir de setembro.

É possível se inscrever para as ações formativas dos dois projetos de maneira gratuita via formulários on-line disponíveis no Instagram do Teatro da Boca Rica. O público das cidades, artistas cênicos, pessoas autistas, profissionais de saúde e outras áreas ligadas ao interesse por artes cênicas e neurodiversidade. 

BITCE 2025 e Cultura Infância

 
Este conteúdo é útil para você?
Assuntos Relacionados