Projeto Vem Empreender promove capacitação e inspira novos negócios

Ao longo de quatro meses foram difundidos conteúdos para inspirar e instrumentalizar potenciais empreendedores. Houve mais de 86 mil visualizações na página do projeto no portal Diário do Nordeste

Legenda: Legenda: Projeto reuniu conteúdos em diferentes mídias para acesso dos empreendedores
Foto: Shutterstock

A palavra que vem do latim imprehendere ou, ao pé da letra, prender nas mãos ganha sentido mais amplo no âmbito dos negócios. Assim, empreende quem assume desafios, faz acontecer mudanças em uma empresa ou trabalha por conta própria para garantir alguma renda. Foi exatamente para essas pessoas que foi planejado o projeto Vem Empreender. Os conteúdos divulgados nas diversas plataformas do Sistema Verdes Mares tiveram muita aceitação, avalia o professor e coordenador do Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade (EGES) da Universidade de Fortaleza (Unifor), Rogério Nicolau.

“O projeto Vem Empreender é uma plataforma de conteúdos que ajuda o pequeno empreendedor a ter uma leitura do cenário atual, a identificar oportunidades que se escondem por detrás desse cenário e principalmente, identificando-as, como utilizar o que ele tem. Visa o fomento do empreendedorismo porque ele traz conteúdos relevantes que não só inspiram, mas instrumentalizam”, explica Rogério Nicolau.

Os empreendedores interessados podem ter acesso, por exemplo, a minicursos que abordam conteúdos relevantes sobre empreendedorismo e plano de negócio; marketing; além de aspectos contábeis e finanças. O material continua disponível, inclusive com emissão de certificado para os participantes. A coordenadora de projetos comerciais do Sistema Verdes Mares, Tatiani Lima, destaca que o Vem Empreender foi pensado para fomentar o empreendedorismo no Ceará auxiliando os pequenos empresários a superar os desafios. 

“O projeto ofereceu ferramentas gratuitas como minicursos, podcasts e videoaulas e ajudou a dar visibilidade às boas iniciativas. Com a pandemia muitas empresas tiveram que se adaptar a uma nova realidade então o Vem Empreender falou sobre transformação digital, por exemplo. Para iniciantes falou sobre conceitos básicos de marketing e gestão contábil. No quesito reconhecimento divulgou iniciativas inovadoras e empresas que fizeram a diferença no mercado”, ressalta Tatiani Lima.

Desafios de 2020

Em 2020, os pequenos empreendedores foram desafiados a enfrentar regras de isolamento social, fechar ou restringir os acessos, ampliar as vendas remotas, entre muitas outras medidas, para garantir a continuidade do próprio negócio. Num novo cenário em que tudo mudou muito rapidamente foi necessário rever planos e ajustar metas.

A demanda pelo conteúdo difundido pelo Sistema Verdes Mares em parceria com o EGES mostra que o projeto atingiu mais de 86 mil visualizações na editoria especial Vem Empreender, entre os dias 1º de agosto e 26 de novembro. Ao longo desse período, houve a publicação de 14 videoaulas, minicursos, oito podcasts, artigos, entre outros conteúdos.  

“Desde o primeiro webinário que fizemos mostramos temas relevantes como o aumento do mercado sênior, sobre como ele tem crescido e as projeções nacionais. O que esse mercado movimenta e o que traz de oportunidades para os empreendedores”, destaca o coordenador do EGES.

Rogério Nicolau também destacou, por exemplo, os conteúdos de áudio que foram divulgados pelo projeto por meio de 40 inserções nas rádios do Sistema Verdes Mares (SVM). “O Minuto Vem Empreender funcionou como pílulas em que o empreendedor podia se inspirar dentro de um tema relevante, como finanças, marketing, produção, modelo de negócio, validação de ideia, cenários econômicos. Isso foi muito relevante”, analisa.  

Teoria e prática

Após oito edições do projeto, um novo conteúdo foi desenvolvido pelo Sistema Verdes Mares em parceria com o EGES, que desenvolve trabalhos que sirvam de prática para os alunos dos cursos de graduação da Unifor e, também, aproxima empresas públicas e privadas para desenvolverem projetos com a universidade. O EGES também fomenta o empreendedorismo em diversos segmentos da sociedade.

Serviço: O conteúdo completo da editoria Vem Empreender está disponível na íntegra em https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/vem-empreender

O acesso aos três minicursos é possível nos links a seguir, inclusive com emissão de certificados:

1 - Empreendedorismo e plano de negócio

2 - Marketing para empreendedores iniciantes

3 - Gestão Contábil e Financeira