Curso do projeto Vem Empreender, com direito a certificado, traz princípios para empresários de primeira viagem. Noções de marketing estão entre os aprendizados mais fundamentais para diferenciação no mercado.
Atrair novos clientes, conquistar presença forte no mercado, consolidar a marca da empresa. Objetivos básicos para empreendedores, mas que precisam ser reforçados no momento de criar uma empresa e que são potencializados por uma estratégia de marketing bem estruturada. Mas, afinal, como aplicar os diversos conceitos do marketing em um negócio iniciante?
Segundo módulo da série de minicursos do projeto Vem Empreender, as aulas de marketing compõem projeto voltado para empreendedores iniciantes. Há emissão de certificado para os alunos que acertarem quatro das cinco perguntas do questionário final. Além dos materiais em texto, os inscritos também podem conferir aulas em vídeo sobre os temas abordados.
Antes de tudo, é preciso compreender que as lições de marketing são parte de uma literatura ampla, com diferentes focos, estudos e possibilidades de implantação. Na avaliação de Wilson Linsz, professor da Universidade de Fortaleza (Unifor) e consultor de empresas na área de criação de negócios, desenvolvimento de mercado e varejo, é importante que o pequeno empresário entenda que o porte da empresa não define o que pode ou não ser utilizado. “É comum nos defrontarmos com uma concepção de que ‘esta’ ação empresarial é de acesso apenas para grandes empresas por significarem elevados custos à sua operacionalização, em especial, pela ideia, para muitos, de que significa sinônimo de propaganda. Na atualidade, ocorre uma maior utilização das ferramentas de marketing, haja vista a influência exercida por instituições de apoio ao empreendedorismo e ao acesso à internet”.
Por ser um aspecto de gestão com diferentes focos, as estratégias de marketing que funcionam para um tipo de negócio não irão, necessariamente, funcionar para outro. Dessa forma, Wilson defende que o empreendedor participe de cursos, palestras e oficinas, mesmo que de curta duração, para que conheça o básico. A partir desse aprendizado, se deve buscar profissionais capacitados para elaborar estratégias personalizadas para cada caso.
Para Wilson Linsz, é preciso identificar a real necessidade do empreendimento no que se relaciona às ações do marketing, uma vez que cada empresa tem uma natureza de funcionamento específica de cada setor. Isso influencia nas decisões sobre como e quando cada ação deve ser feita, bem como os custos de realização.
Confira a Aula 1 do Minicurso de Marketing:
Dentro dos conceitos básicos do marketing, por exemplo, estão os 4Ps: Produto, Preço, Promoção e Praça.
Produto
Se refere ao que é oferecido. Quais valores ele gera para o cliente, seus benefícios, diferenciais, por quais motivos ele será lembrado, as necessidades que atende.
Preço
Aspecto sobre o valor a ser cobrado por aquele produto ou serviço. Aqui, é preciso se atentar a fatores como as despesas que estão envolvidas na compra de matérias-primas, embalagens, fretes, equipamentos, ou seja, os variados elementos que impactam no custo de produção de algo. Nesse ponto, a concorrência também deve ser levada em consideração, para que se criem estratégias adequadas para chegar ao cliente desejado.
Promoção
No momento em que os clientes param para pensar sobre um produto ou serviço que irão adquirir, as marcas que se destacam serão lembradas primeiro. O termo “promoção”, aqui, se refere à forma com a qual os itens oferecidos por uma empresa são percebidos pelos consumidores, se são avaliados como confiáveis ou não.
Praça
Pode ser definida como a forma com a qual os clientes chegam ao produto oferecido pela empresa. Ou seja, se podem ser adquiridos por meio de uma loja física, loja virtual, marketplace, redes sociais, entre outros.
Ao se desenvolver um produto ou serviço, um dos focos é qual atrativo ele terá para a rede de clientes da empresa. Nesse momento, Wilson Linsz comenta que avaliar o praticado pela concorrência é uma forma de encontrar pontos para serem explorados. A partir dessa percepção, são utilizados os meios de comunicação da empresa para realizar a oferta e promoção do produto para o público. “Para tanto, é imprescindível se adotar medidas para a viralização de tais pontos fortes à comercialização”.
O especialista explica que há duas formas de desenvolver produtos: por carência não atendida do mercado e no intuito de criar algo com elevada inovação. Em ambos os casos, é preciso que haja foco no perfil do consumidor que será atendido, se levando em consideração as particularidades do cotidiano. “Neste caso, a apurada investigação da população selecionada como alvo das investidas de um empreendedor constitui fonte a servir de alicerce às decisões sobre o quê, quanto, como, quando e onde se oferecer algo”.
Após o período de desenvolvimento do produto, a forma com a qual ele será anunciado para o público passa por um planejamento. Nesse momento, a elaboração de um plano de marketing específico para o anúncio é uma estratégia para reduzir potenciais perdas de investimento e criar uma comunicação mais assertiva com o cliente pretendido.
Confira a Aula 2 do Minicurso de Marketing:
Plano de Marketing
Documento que reúne todas as ações de marketing da empresa, em que há definição de um objetivo. Nele são detalhados as etapas, estratégias, cronograma, tipo de clientes, concorrentes, entre outros temas. O modelo básico pode ser dividido em três etapas. São elas:
Planejamento
São elaboradas as primeiras ideias e objetivos. É definido se o foco do plano será na empresa como um todo, no lançamento de um novo produto ou mesmo um reposicionamento da marca. Também são colocados os prazos em que se estipula que as ações serão realizadas, como também o orçamento necessário, além dos recursos humanos e financeiros.
Implementação
Se executam as ações estipuladas na etapa de planejamento. Nesse ponto também se avalia se o que foi planejado e os recursos programados são suficientes para realizar os objetivos.
Controle
Acompanhamento dos resultados obtidos e análise para entender se as metas foram alcançadas, em comparação com as etapas elaboradas durante o planejamento.
Expansão e conhecimento
Por ser uma área com nuances e aspectos específicos, o aprendizado sobre marketing demanda investimento constante do empreendedor, tanto para conhecer um pouco mais sobre novas estratégias, como para se manter atualizado no mercado. Entre conceitos que podem ser buscados no futuro estão os de marketing digital, inbound marketing, uso de personas para projeção de clientes, e muitos outros.
Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: eges@unifor.br
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