Juazeiro do Norte é a 4ª cidade cearense a superar a marca dos 4 mil infectados pela Covid-19

Com 4.056, segundo dados da Secretaria Municipal da Saúde, o Município fica atrás apenas de Fortaleza (37.023), Sobral (7.431) e Maracanaú (4.110)

Escrito por Antonio Rodrigues , regiao@svm.com.br

O último boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde de Juazeiro do Norte apontou que o Município chegou a 4.056 casos confirmados da Covid-19. A terra do Padre Cícero agora é a quarta cidade a ultrapassar o patamar de quatro mil pessoas infectadas com o novo coronavírus. A lista é liderada por Fortaleza (37.023), seguido Sobral (7.431) e Maracanaú (4.110).

Entre os 4.056 pacientes confirmados há 49 hospitalizados, 2.150 em isolamento domiciliar e 1.749 que já estão recuperados. Com 108 óbitos, Juazeiro do Norte está atrás apenas de Fortaleza (3.378), Caucaia (286), Sobral (247) e Maracanaú (216).

 

Ontem foram confirmados mais quatro óbitos por Covid-19 no Município. As mortes ocorreram entre os dias 4 e 5 de julho. Tratam-se de quatro homens; um de 40 anos, sem comorbidade; um de 72 anos, sem comorbidade; um de 98 anos, com doença cardiovascular crônica; e um de 66 anos, sem comorbidade.

> Pandemia modifica rotina de profissionais da saúde do interior

O coordenador da Vigilância Sanitária de Juazeiro do Norte, David Marrom, informou que devido ao grande aumento de casos, serão intensificadas as ações de fiscalização no Centro comercial da cidade, no Mercado do Pirajá, além dos serviços de delivery.

“Recebemos algumas denúncias de descumprimento de decreto e vamos estar trabalhando. A fiscalização também acontece no período noturno, porque temos identificados bares abertos. Esse trabalho é feito com apoio da Polícia Militar”, reforça. 

Neste mês de julho, onde o salto pode ser ainda maior, David reforça que a população evite estar transitando, só saia em caso de necessidade e faça o uso obrigatório e máscara. “Em caso de fila de bancos, se mantenha afastado e peça para que os demais respeitem a distância. Frear esse aumento só será possível se os moradores tiverem consciência”, completa. 

Ampliação 

Ontem, o Hospital de Campanha de Juazeiro do Norte recebeu os primeiros cinco pacientes com perfil de baixa e média complexidade, que foram transferidos do Hospital Regional do Cariri (HRC). Com 80 leitos e capacidade de ampliação para 120, a nova unidade está funcionamento no Ginásio Poliesportivo. Os internamentos são regulados por outras unidades, como a UPA do Limoeiro, a Unidade Sentinela, as unidades básicas de saúde e o Hospital Regional do Cariri (HRC). 

Transporte  

A partir desta segunda-feira (6), passou a vigorar um novo decreto municipal nº 543, que complementa a decisão do Estado em fortalecer a permanência de Juazeiro do Norte no isolamento social rígido por mais uma semana. A única mudança retratada no texto refere se ao retorno da circulação do transporte público intermunicipal, previsto para acontecer na próxima sexta-feira, 10. Seguindo as recomendações do Estado, o serviço deve voltar a operar de forma gradual com 30% da frota, obedecendo ao protocolo de medidas sanitárias.

> Primeiro dia de reabertura gradual do comércio gera aglomerações no Centro de Iguatu

Conforme a lei, a atividade está autorizada somente se, entre outras medidas, viabilizar a medição da temperatura dos passageiros antes do embarque, proibindo a viagem de quem estiver com temperatura igual ou superior 37,8°C, condicionar o embarque ao uso obrigatório de máscaras de proteção pelos passageiros e demais tripulantes; promover a limpeza e desinfecção obrigatórias dos veículos antes e ao término de cada viagem, priorizar a venda de passagens pela internet ou meios digitais e impedir o transporte de passageiros em pé no veículo, durante todo o trajeto.

Além disso, o serviço deverá instalar medidas para o cumprimento do distanciamento mínimo nos terminais de embarque e desembarque, como a demarcação da distância de dois metros nesses locais e ainda disponibilizar álcool gel 70% aos passageiros, junto a informações sanitárias sobre higienização e cuidados para a prevenção da Covid -19. 

Assuntos Relacionados