IFCE inicia prazo para aluno solicitar tablet que será doado para auxilar ensino remoto

O prazo segue até o próximo dia 31. O aluno fará a solicitação através do e-mail institucional

Escrito por Honório Barbosa , regiao@svm.com.br

O Instituto Federal de Educação do Ceará (IFCE) deu início ao prazo para que alunos solicitem tablets que vão auxiliar no ensino remeto durante a pandemia. A solicitação segue até o próximo dia 31. O Instituto adquiriu 4.500 equipamentos para distribuir entre acadêmicos de baixa renda de 32 campi e 226 cursos da instituição.

O objetivo da ação é apoiar os estudantes que não dispõem de equipamento eletrônicos para acompanhar as aulas de forma remota. A reitoria do IFCE reforça que a aquisição dos tablets e a recente compra de chips para acesso à internet são uma iniciativa para assegurar a conectividade durante o período de distanciamento social por conta da pandemia do coronavírus.

Há uma portaria que regulamenta a distribuição dos equipamentos, considerando aspectos sociais, econômicos e de quantidade de alunos. Cada curso vai receber entre 10 e 36 tablets, representando entre 4% e 45% do total de matriculados.

Os tablets são de dez polegadas e servirão aos estudantes não só no período de pandemia, mas também quando retornarem às aulas presenciais.

Têm direito alunos com renda igual ou menor que meio salário mínimo per capita. Além disso, os beneficiados precisam seguir o seguintes critérios:

  • Ter cursado integralmente o ensino fundamental em escola da rede pública ou instituições privadas na condição de bolsista integral (para alunos de cursos técnicos);
  • Ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou particular como bolsista integral (para alunos de cursos técnicos subsequentes e cursos de graduação);
  • Não possuir tablet nem computador, comprovado por meio de autodeclaração.

O aluno que tiver interesse em adquirir o tablet deve preencher um formulário eletrônico por meio de e-mail institucional. Depois, uma equipe técnica vai analisar os pedidos e fazer a classificação dentro dos critérios definidos na portaria.

A reitoria do IFCE disse que a entrega dos tablets aos estudantes será de responsabilidade da gestão de cada campus, de acordo com as regras estabelecidas nesta portaria e mediante assinatura de termo de compromisso do estudante. Cada unidade tem autonomia para definir o cronograma de entrega, que deve ser definido em breve. 

Reforço

Em julho deste ano, o Instituto Federal iniciou, também, o processo de inscrição para recebimento de 20 mil 'SIM Cards Chips' para participação em aulas remotas. Os chips não possuem serviço de ligação telefônica e são configurados apenas com o pacote de dados (de 20GB) para uso de alunos sem acesso à internet durante a pandemia. A política beneficia unidades do Interior e Capital.

Nesta semana, o campus de Limoeiro do Norte está realizando a entrega do último lote das unidades. A entrega acontece hoje (26), na recepção do campus (Rua Estevão Remígio de Freitas, 1145 - Monsenhor Otávio), pela manhã (08h às 12h) e tarde (13h30 às 17h30). É preciso apresentar documento de identificação com foto no momento da entrega.

Nos casos de menores de 18 anos, o responsável do aluno deve comparecer apresentando documento de identificação com foto.

Assuntos Relacionados