IFCE inicia inscrição para distribuir 20 mil chips a alunos sem acesso à internet

Os estudantes deverão ter renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio, além de manifestar interesse em aderir ao ensino remoto

Legenda: No momento da entrega, o discente ou o responsável precisará assinar um termo se responsabilizando pelo uso adequado do material.
Foto: Divulgação/IFCE

Alunos sem acesso à internet ou com acesso limitado, do Instituto Federal do Ceará (IFCE) de todos os campi do Estado, poderão solicitar o 'SIM Cards Chips' para participação em aulas remotas. A Instituição adquiriu 20 mil unidades dos cartões, que serão usados exclusivamente para fins acadêmicos. O período para fazer o pedido vai até o próximo dia 15 deste mês. Os chips não contarão com serviço de ligação telefônica e serão configurados apenas com o pacote de dados.

Além do IFCE, a Universidade Federal do Ceará (UFC) anunciou, em junho deste ano, a compra de pacotes de conectividade para os estudantes em situação de vulnerabilidade social visando o retono das atividades de forma remota. A UFC informou, na ocasião, que iria contratar 6 mil pacotes de dados, além de implementar cerca de 400 computadores nas unidades da Capital e Interior.

Alunos do nível técnico, da gradução e pós-graduação, além de matriculados nos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e do Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), poderão requerer os equipamentos desde que atendam critérios estabelecidos na Portaria, de 26 de junho. Os alunos deverão ter renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio, e manifestar interesse em aderir ao ensino remoto.

Os interessados devem acessar um formulário em seu campus de origem até o dia 15. Já aqueles sem acesso à internet para fazer a inscrição podem procurar o coordenador de seu curso.

Pesquisa

O Instituto Federal realizou, em junho deste ano, uma pesquisa para identificar o interesse dos estudantes em receber os cartões com dados móveis. O IFCE também constatou, segundo pesquisa interna, que apenas 34% dos alunos possuem acesso à internet. Segundo a portaria do instituto, os sites visitados poderão ser identificados e, caso não mantenham relação com conteúdos acadêmicos, o discente poderá sofrer sanções e perder o serviço. 

No momento da entrega, o discente ou o responsável precisarão, ainda, assinar um termo se responsabilizando pelo uso adequado do material.

Critérios para Solicitação:

  1. Estar regularmente matriculado em qualquer curso nas modalidades: técnico integrado ao ensino médio, técnico subsequente, técnico concomitante, superior, pós-graduação, Proeja e FIC; 
  2. Não possuir acesso à internet ou possuir plano mensal de dados móveis com capacidade inferior a 20 GB; 
  3. Manifestar interesse em aderir ao ensino remoto;
  4. Registrar interesse em receber o SIM Card Chip em formulário eletrônico disponibilizado pelo IFCE; 
  5. Ter a renda familiar per capita de até um e meio salário mínimo.

Situações em que o serviço será cancelado:

  1. Em caso de fraudes, inverdades ou omissões nas informações fornecidas pelos discentes para o seu registro prévio; 
  2. Discente concluir seu curso durante o período de vigência do registro, não cabendo recurso; 
  3. Discente trancar, abandonar ou desistir do curso durante o período de vigência do registro; 
  4. Discente perder o SIM Card Chip; 
  5. Discente tiver o SIM Card Chip roubado/furtado.