Luz de Fortaleza

Editorial celebra a luminosidade da capital cearense em seus 293 anos.

editorial

“Luz do Sol /
que a folha traga e traduz /
em verde novo /
em folha, em graça, em vida, em força, em luz."


> Leia mais: especial Luz de Fortaleza


Clássico da MPB dos anos 1980, a canção "Luz do Sol", composta por Caetano Veloso, diz muito, em seus primeiros versos, sobre a relação de Fortaleza com o Sol. Na música, a luz vem do alto e produz efeitos que espalham vida, cores e dinâmica por toda parte. Da mesma forma, a prática mostra que nossa capital é uma das cidades mais privilegiadas e iluminadas pelo Astro-Rei. Mesmo que muitas vezes passe despercebida, em função do movimento frenético do dia a dia, essa presença constante da luz solar influencia direta e positivamente em vários setores da vida do fortalezense. Afinal, são poucos lugares em que podemos desfrutar de praticamente 365 dias por ano de um clima quente, com ventos perenes e refrescantes. Sem contar os gracejos do típico humor cearense e o acolhimento caloroso aos visitantes que nos dão a honra da sua presença.

E essa influência também pode ser percebida em outros setores, como na valiosa geração de energia, a partir de avançadas tecnologias de captação da  luminosidade natural, e na radiação que comprovadamente traz e restaura a saúde física.

Como consequência disso tudo, somos agraciados todos os dias pela atuação de pessoas iluminadas, que clareiam o caminho de muitas outras. É gente que faz a diferença na comunidade, que empreende, traz ideias inovadoras e motiva pesquisas e descobertas científicas.

E não para por aí, porque a luz também está presente nas artes, na cultura, no próprio movimento da vida - seja à noite, com a iluminação artificial, seja durante o dia, porque a todo instante novas vidas vêm ao mundo, abrindo os olhos para a luz.

Os variados desdobramentos da generosa luminosidade presente na capital cearense são tema deste caderno especial do aniversário de Fortaleza, conteúdo também publicado pelo site do Diário do Nordeste. Conheça histórias de pessoas que procuram nossa cidade para fugir do clima frio. Entenda de que forma as construtoras estão empregando a tecnologia da energia solar  em seus projetos. Veja médicos que indicam a luz solar para o tratamento de seus pacientes - com bons resultados - e humoristas que, na quentura da nossa terra, desenvolveram o inconfudível dom de fazer rir.

Dar à luz não é apenas uma força de expressão! Saiba por que o parto humanizado tem sido cada vez mais adotado em Fortaleza, por pacientes e profissionais de saúde. A luz do conhecimento: pessoas que brilham na ciência e nas pesquisas, trazendo novas perspectivas para a sociedade.

Viva o Sol em todo o seu esplendor e celebre os 293 anos de Fortaleza.

Boa leitura!