Venceu quem lutou mais pela vitória

Confira coluna do comentatista Tom Barros desta segunda-feira (18)

Legenda: O Ceará perdeu para o Bragantino com gol de pênalti no fim da partida
Foto: Felipe Santos / Ceará

O Ceará tropeçou na mesma pedra. Depois de ganhar do Flamengo, perdeu para o Bragantino. Assim no turno, assim agora. O Bragantino jogou mais e quis mais, máxime no segundo tempo. Na fase inicial, jogo um pouco mais equilibrado. O Ceará, com Tiago, mandou a bola na trave. Mas o Braga chegou em dois lances de gol. Edimar e Ytalo obrigaram Richard a praticar duas notáveis defesas. Uma delas, aliás, verdadeiro milagre. Na fase final, o Ceará optou pelos contra-ataques. Chamou o Braga. E o Braga foi todo com Aderlan, Artur, Claudinho, Helinho... Parecia que quem estava em casa era o Bragantino. Claudinho, de pênalti, fez 1 a 0. Lima, de pênalti, fez 1 x 1. O Ceará se segurava como podia diante de um adversário mais insinuante. Richard fez outro milagre. O Ceará ainda teve chances com Fabinho e Jacaré. Mas, nos instantes finais, quando tudo parecia que seria empate, mais um pênalti anotado pelo VAR. Claudinho converteu e deu a vitória à equipe paulista. O Bragantino mereceu ganhar. Teve mais energia, mais vontade. O Ceará tentou segurar quando viu que não conseguia a acompanhar o ritmo. Quase conseguiu. Mas o olho do VAR decidiu tudo.

Derrota

No Beira-Rio aconteceu o que era previsto: vitória do Internacional. Em momentos, sinais de reação do Fortaleza animaram. O time chegou a igualar o placar, depois de estar perdendo por dois gols de diferença. E o ataque do Leão voltando a marcar, desta feita com Wellington Paulista e Romarinho. 

Superioridade 

Pouco a pouco a diferença técnica ficou patente. Como consequência, de forma gradual, o Internacional se impôs diante do Leão. Agora o Inter encosta no São Paulo e vai em busca do título. Já o Fortaleza terá de refazer as contas e seus projetos. Tudo fica cada vez mais complicado. 

Concorrentes 

Ainda bem que os concorrentes do Fortaleza na luta contra o rebaixamento também perderam. O Sport perdeu para o Fluminense e o Vasco perdeu para o Coritiba. Já o Bahia, pela atual rodada, só joga no dia 28 de janeiro diante do Corinthians na Fonte Nova. Haja sufoco, amigos. 

Pílulas 

Nos certames paralelos, há que se destacar a vitória do Ferroviário (4 x 0) sobre o Pacajus pela Taça Fares Lopes. O Ferrão evoluiu, se comparada a produção com a da estreia, quando empatou com o Caucaia. Já no Castelão o empate do Floresta com o Novorizontino (semifinal da Série D nacional), deixou preocupação. Previsão de muita dificuldade no jogo de volta em São Paulo.