Tomando gosto pela Copa do Mundo no Qatar

Confira a coluna desta terça-feira (27) do comentarista Tom Barros

Legenda: Richarlison é um dos atacantes cotados na Seleção Brasileira para a Copa do Mundo do Catar
Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Estive em quatro Copas do Mundo no exterior: Itália (1990), Estados Unidos (1994), França (1998) e Alemanha (2006). Vi o Brasil tetra no Estádio Rose Bowl em Los Angeles. Vi o Brasil humilhado pela França no Stade de France em Saint Dennis, Paris. Na Copa de 2014, vi apenas pela televisão a goleada que a Alemanha aplicou no Brasil (1 x 7) no Mineirão. Agora, com a aproximação da Copa do Qatar, abri os holofotes sobre o futuro evento. As seleções mais cotadas são as de sempre: Brasil, Inglaterra, Holanda, Argentina, França, Alemanha, Espanha e Uruguai. Isso, teoricamente. Incrível é ver a Itália, quatro vezes campeã do mundo, fora do Qatar. Aliás, pela segunda vez consecutiva, a Azzurra não se classificou para o torneio. A Liga das Nações tem dado ao torcedor a oportunidade de ver em ação muitas das seleções que estarão no Qatar. Vi várias delas. Nenhuma ainda com um futebol digno de uma Copa do Mundo. A França, atual campeã do mundo, foi derrotada pela Dinamarca (2 x 0). Das seleções que eu agora acompanhei pela televisão, a Holanda foi a que melhor se apresentou, quando da vitória sobre a Bélgica (1 x 0). No Qatar, creio, as coisas deverão melhorar.  

História 

A Sérvia, adversária do Brasil na Copa do Qatar, é a sucessora da antiga Iugoslávia, país que foi desmembrado em seis países, ou seja, Bósnia e Herzegovina, Croácia, Montenegro, Macedônia do Norte, Sérvia e Eslovênia. Já Kosovo, também desmembrado da Iugoslávia, é apenas reconhecido parcialmente como país independente. 

Unificada 

Quando a Iugoslávia ainda era unificada, teve participação em várias Copas do Mundo. Na Copa de 1930, no Uruguai, a Iugoslávia eliminou o Brasil. Venceu por 2 a 1. Na Copa de 1950, no Maracanã, o Brasil ganhou da Iugoslávia por 2 a 0. Na Copa de 1954, na Suíça, Brasil e Iugoslávia empataram (1 x 1). A Iugoslávia também participou da Copa de 1962, no Chile.  

Fato Curioso 

Na Copa de 1954, na Suíça, aconteceu algo inusitado. Na segunda rodada, Brasil e Iugoslávia, com um empate, se classificariam. Incrível é que os brasileiros desconheciam o regulamento. Os Iugoslavos conheciam. Quando o jogo estava empatado (1 x 1), os iugoslavos, vendo o desespero dos brasileiros, davam sinais para avisar que o empate bastaria. Mas os brasileiros não entendiam. 

Resultado 

Os brasileiros davam tudo, desesperados em busca da vitória, pensando que com um empate estariam fora da Copa. Os Iugoslavos então seguraram o placar. O jogo terminou empatado. Os dois se classificaram. Só depois da partida os brasileiros foram avisados de que o empate bastaria. Um vexame. Os dirigentes da delegação sequer tinham lido o regulamento da Copa