Preocupante início dos times cearenses na Série A

Legenda: Ceará e Fortaleza foram derrotados pela 4ª rodada da Série A, em seus terceiros compromissos no campeonato
Foto: KID JUNIOR / Leonardo Moreira (FEC)

Três rodadas. Dos nove pontos, o Ceará somou apenas três, com duas derrotas em casa. Isso é muito grave. Uma derrota para um time médio, o Bragantino; uma derrota para o Botafogo, que há muito busca reconquistar o prestígio de grande que tinha outrora. O Fortaleza, de nove pontos que disputou, perdeu os nove. Verdade que perdeu seis pontos para dois times grandes, o Internacional e o Corinthians, na casa dos adversários. Sim, mas perdeu em casa, no Castelão, para o Cuiabá, um time considerado médio no atual cenário de disputas. Pior começo não poderia ter. Dentre os problemas, erros de finalização. Meu Deus, que dificuldade na hora de assinalar gol. O Ceará, na fase final diante do Bragantino, tomou conta do jogo. Infrutífero domínio. Desta vez não escapou ninguém. Já o Fortaleza abusou de perder gols no primeiro tempo no Itaquerão. De que adianta tomar conta do jogo e mandar para fora todo o esforço físico e mental? Saiu derrotado, sem nada na sacola senão uma bagagem de apreensões. Bagagem de incertezas. Bagagem de indagações. Cadê a eficiência de uma equipe que já foi supereficiente?  Cadê a capacidade de finalização de uma equipe que já foi supercapaz? Feia a coisa. 

 

Internacionais 

 

É importante o prestígio de entrar na globalização do futebol, mediante participação nas grandes competições. A Copa Libertadores é a mais importante competição das Américas. A Copa Sul-Americana é a segunda em prestígio. Sim, mas se ambas causarem estragos na participação cearense na Série A, melhor será cair na realidade. Tudo a seu tempo. 

 

Segundona 

 

A pior coisa para o futebol cearense é retornar à segunda divisão nacional. Isso, sim, será inaceitável. Estou vendo o Vasco da Gama, um dos gigantes de outrora, disputando a Série B. Não soube evitar o pior. Foi descendo de patamar até padecer a humilhação que ainda hoje experimenta. Lição que serve para Ceará e Fortaleza. 

 

Queda 

 

Estão na segundona brasileira times que já foram campeões da Série A: Grêmio, Vasco da Gama, Cruzeiro, Bahia, Sport e Guarani. Caíram porque não souberam fazer a devida correção de rumo, quando ainda havia chances de uma retomada. Caíram porque negligenciaram na avaliação na crise, quando de seu início. Quando quiseram reparar o estrago, era tarde demais. 

 

Aviso 

 

Fortaleza e Ceará estão muito mal no Campeonato Brasileiro. Atenção senhores presidentes Marcelo Paz, do Fortaleza, e Robinson de Castro, do Ceará. O sinal de alerta disparou. E o sinal disparou, creio, no momento certo. São apenas três rodadas. Não esperem pela desgraça. Não menosprezem a bruxa que cega os olhos dos dirigentes. Recado dado.