O significado do tetra tricolor para o Campeonato Cearense

Legenda: O Fortaleza conquistou o tetracampeonato cearense no último domingo
Foto: FABIANE DE PAULA

De uns cinco anos para cá, aumentaram as vozes dos que querem a extinção dos certames estaduais. Entendem os doutos estudiosos do futebol que esse tipo de disputa não tem mais sentido. Sem nenhum pudor, eles querem as datas para as competições paralelas como a Copa do Nordeste, a Copa do Brasil e a Série A nacional. Apesar da campanha, ora velada, ora ostensiva, contra os “estaduais”, eles vão resistindo, embora agonizantes, respirando por aparelhos. O oxigênio que lhes resta ainda é a festa que fazem os vencedores no Brasil inteiro. Festas bonitas, empolgantes, como fez a torcida do Fortaleza no Castelão. E assim foram e estão sendo as finais em todos os estados da Federação. O segundo tetracampeonato do Fortaleza salvou o interesse pelo certame de 2023. O Leão correrá atrás do penta que só quem tem é o seu maior rival. O Ceará e sua torcida não vão querer que o Fortaleza também seja penta. E mais: além de sagra-se penta, ainda superará o Ceará em número de títulos estaduais. Então, amigos, o interesse pelos campeonatos estaduais permanecerá bem vivo. Com um pouco mais de esforços, será possível, sim, evitar a sua extinção. 

 

Liderança 

 

O Ceará tem logo mais no Paraguai a missão de defender a liderança do Grupo G da Copa Sul-Americana. É bom que fique bem claro: jogo fácil nesse tipo de disputa é exceção. Dado importabte: jogar contra times desconhecidos gera sempre muita apreensão. Por mais que vídeos sejam examinados, há uma terrível diferença na hora da verdade. É o fato de hoje.  

 

Derrota 

 

Ainda está atravessada na garganta dos torcedores do Ceará a derrota para o Botafogo pela Série A. Não entendi até hoje aquele apagão. Não pode ter sido apenas a ausência de Vina. Não se concebe uma exibição tão ruim, máxime após um baile dado no Palmeiras em pleno Allianz Parque. Coisas inexplicáveis do futebol. 

 

Vitória

 

De consolo, veio depois a vitória diante do Tombense em Muriaé. De consolo, a bela apresentação de Vina, que fez a diferença no jogo em Minas Gerais. Mas essa vitória (0 x 2) sobre o Tombense não compensou a perda de três pontos para o Botafogo. Pelo menos, na minha avaliação, a derrota para o Botafogo foi insuportável, principalmente porque o Vozão não jogou nada. 

 

Promessa 

 

A fase final do Campeonato Cearense foi muito bem aproveitada pelo goleiro do Caucaia, Célio. Jovem, de 24 anos, mostrou-se seguro nas duas partidas. Tem personalidade. Fez importantes defesas. Francisco Célio da Paz Silva Filho começou nas bases do Fortaleza em 2015. Em 2018, atuou pelo Tianguá. De 2019 a 2021 no Guarany de Sobral. Agora no Caucaia. Anotem o nome dele.