O jogo da retomada alvinegra

Legenda: O Ceará busca a recuperação na Série A contra o poderoso Flamengo
Foto: KID JUNIOR

O Flamengo outra vez aqui na terrinha. É um time que, fora de casa, se sente em casa. As multidões o acompanham. Uma devoção. É o Flamengo amado e odiado. E assim, com toda a pompa de mais querido do Brasil, estará logo mais no Castelão. Na Série A, pela qualidade que tem, jamais o Flamengo deveria estar na 14ª posição. Time que tem Willian Arão, Arrascaeta, Everton Ribeiro, Gabriel e Bruno Henrique deveria necessariamente estar no G-4. Não está. São essas coisas do futebol.  Em cinco jogos, o Flamengo venceu apenas um: ganhou do São Paulo (3 x 0) no Maracanã. Mas é o Flamengo.

O Ceará (17º) está na zona de rebaixamento. A zona humilha, maltrata, gera complexo de inferioridade. Os times da zona são olhados com desdém. Mas faço a sutil diferença: estar na zona é uma coisa; outra, bem diferente, é ser da zona. O Ceará não é. Tem time para se situar melhor. E assim, pensando positivo, vislumbro a oportunidade de o Vozão fazer do jogo com o Flamengo o momento da retomada. Terá condições de surpreender? Tem sim. Não duvidem: é capaz de tudo quem faz o que o Ceará fez com o Palmeiras em pleno Allianz Parque. Imprevisível, pois, o que poderá acontecer no Castelão.  

 

Fatos 

 

O comentário acima tem por base fatos extraordinários que acontecem no futebol. Sabemos que não é fácil, mas acontece. O Ceará, por exemplo, esteve em 2018 no Maracanã e ganhou (0 x 1) do Flamengo, gol de Leandro Carvalho. Em 2021, o Ceará voltou ao Maracanã. Diziam ser impossível dois raios caírem no mesmo lugar. Caíram. O Ceará ganhou de novo, desta vez por 2 a 0. 

 

Tudo é possível 

 

No futebol é assim. Quando da vitória do Ceará por 2 a 0 sobre o Flamengo no Maracanã, estavam em campo pelo Mengão Willian Arão, Gerson, Arrascaeta, Everton Ribeiro, Gabriel e Bruno Henrique. Observem que o Flamengo tinha até uma força maior, pois o notável meia Gerson ainda fazia parte do grupo.  

 

Ausências 

 

Há uma preocupação por parte do Ceará porque não contará com dois jogadores que foram fundamentais na vitória sobre o Palmeiras no Allianz Parque, ou seja, Rodrigo Lindoso e Fernando Sobral. A ausência de Fernando Sobral é a mais sentida porque com ele a marcação é mais eficiente e consistente. Essas ausências preocupam mesmo. 

 

Leão 

 

Amanhã, outra história pela Série A. Será o Fortaleza no Engenhão diante do Botafogo. O Fortaleza está jogando bem, mas perdendo demais. Perdendo jogos, perdendo gols, perdendo a confiança. Isso é grave. É também o momento para a retomada do Leão. Repito: o Fortaleza não é da zona de rebaixamento. Ocasionalmente está na zona. A qualidade tricolor é para estar no alto.