O foco agora é a Série A nacional

Confira a Coluna desta sexta-feira (8)

Legenda: Fortaleza e Ceará precisam se recuperar na Série A do Brasileiro
Foto: THIAGO GADELHA

Faltam quatro rodadas para o fim da primeira volta do Campeonato Brasileiro da primeira divisão. O que devem fazer os nossos representantes diante dos assombros da zona de rebaixamento? O Ceará está a um ponto de distância da zona maldita. É um risco iminente. O Fortaleza está na zona maldita. E, mais que isso, na última posição. Essas situações incômodas vão exigir reações positivas imediatas.

O Vozão precisa entender que vitórias no Castelão passaram a ser uma necessidade. O Fortaleza terá de vencer aqui e lá fora. É o desafio. É a missão. Não há gordura para queimar. Há gordura para ir buscar. E buscar aqui e alhures. Onde a bola rolar. Como ganhar do Palmeiras? Os extremos se encontram. O Palmeiras é o líder absoluto. Favorito absoluto. Mas não é imbatível. O Fortaleza é o lanterna. É um time em crise. Vive momentos de grande apreensão. É verdade. Mas já vi de tudo. Não conto as vezes em que vi um lanterna bater num time líder. Sim, é exceção. Eu sei. É difícil. Mas acontece. Está na história. Já o Ceará, no Maracanã, pega a festa de despedida do Fred. O Fluminense está a dois pontos do G-4. Todos estão certos de que o time carioca vai engolir o Ceará. Jogo muito difícil para o Vozão. 

 

Exuberante 

 

Que futebol bonito de ser visto está jogando o Mendoza. Seu retorno triunfal, na vitória sobre o The Strongest, deixou felizes os torcedores, principalmente os que temiam que a contusão pudesse ter deixado alguma sequela. Ele voltou inteiraço, maravilhosamente bem. Veloz, risonho, de bem com a vida. Parece até que está brincando com a bola, tamanha a sua felicidade demonstrada em campo. 

 

Empate 

 

Se houver empate no Castelão e no Maracanã o resultado pode ser entendido como de bom tamanho? Pelo peso dos adversários, sim. Pelas circunstâncias, não. Ceará e Fortaleza estão precisando de vitória. O empate, como já comentei, é o resultado mais enganador do futebol. É como a pá de areia que os coveiros usam: vai sepultando aos poucos.  

 

Despedida 

 

O atacante Fred, que se despede do futebol no jogo contra o Ceará, teve uma carreira brilhante, máxime no Fluminense. Tive a oportunidade de ver de perto o seu trabalho na Copa da Alemanha que cobri para a Verdinha. Acho até que ele deveria ter sido titular. Ronaldão estava bem acima do peso. Ronaldo jogou com o nome. Fred estava muito melhor, mas jogou apenas uma partida.  

 

Returno 

 

Depois da rodada deste fim de semana, as três últimas rodadas antes da chegada do returno marcam os seguintes adversários para Ceará e Fortaleza. O Vozão terá pela frente Corinthians (Castelão), Avaí (Castelão) e Juventude (fora). O Leão enfrentará o Atlético-GO (fora), Bragantino (fora) e Santos (Castelão). Aí se terá uma ideia do destino cearense no returno.