Nenhum time é perfeito em início de competição

Legenda: O Ceará dominou a partida contra o Sport, dando bons sinais de avanço no primeiro tempo, apesar do empate
Foto: KID JUNIOR

Nós somos exigentes. E somos mais exigentes quando cobramos do próximo. Poucas vezes damos os descontos necessários. O torcedor, então, nem se fala. Quer tudo de imediato. Esquemas, de imediato. Gols, de imediato. Perfeição, de imediato. Não pensa no tempo necessário para colocar em dia e em ordem um time de futebol. Não pensa no difícil trabalho de ajustar as peças, máxime quando diferentes são as características. Nem sempre aquilo que o treinador quer pode ser executado. Quantas vezes tem de mudar esquemas, na tentativa de encontrar a melhor formação. Mas a paciência do torcedor é menor que um grão de mostarda. O Ceará deu bons sinais de avanço no primeiro tempo do empate com o Sport. Na fase final, o Vozão sumiu. O Fortaleza agradou no clássico maior, apesar de ter apenas empatado. Depois, somaram frustrações. Quero acreditar que o melhor dos dois rivais só acontecerá quando das disputas da Série A nacional. Até lá será uma espécie de pré-temporada alinhavada. Nem sei se está correto chamar de pré-temporada algo em pleno ardor de duas competições. Mas, como não houve nada antes, cabe a cada um batizar à sua maneira a etapa ora vivenciada pelos clubes.  

 

Julgamento 

 

É impossível julgar agora o atacante argentino, Silvio Romero. Ele participou de três jogos. Mas, a meu juízo, só valeu o mais recente no qual entrou como titular. Nos jogos anteriores, atuou, creio, entre 13 e 15 minutos em cada. Não deu nem para espichar as canelas como se diz na linguagem bem cearense.  

 

Modelo 

 

Outro fator importante para avaliar um atacante, principalmente o chamado “camisa nove”, é o número de oportunidades de gol desperdiçadas. Ora, se as bolas não chegaram na frente, onde Romero trabalha, não há como cobrar dele a definição. Por enquanto, é tempo de espera. Só quando as bolas chegarem limpas e cristalinas para conclusões será possível avaliar o argentino. 

 

Surpresa 

 

Caucaia já é semifinalista do Campeonato Cearense. Diante disso vem a indagação: será possível uma surpresa este ano, ou seja, um time, que não Fortaleza e Ceará, conquistar o título de campeão cearense? Mesmo com a meritória campanha do Caucaia, teoricamente a diferença a favor dos chamados grandes ainda é notória. Só mesmo uma zebra para mudar o rumo das coisas. 

 

Dois jogos 

 

Se as fases final e semifinal fossem disputadas em jogo único cada, seria mais viável uma zebra. Entretanto, como serão jogos de ida e volta nas duas fases, torna-se mais difícil um time grande deixar passar a oportunidade de ganhar o título. Fortaleza e Ceará continuam favoritos ao título, que dividem há 26 anos (14 para o Fortaleza e 12 para o Ceará).