Não existe o impossível em final



Mais uma vez Fortaleza x Ceará, decidindo o “estadual”. O Leão, pela vantagem obtida no primeiro jogo (2 a 1), entra como favorito. Mas a palavra favorito não significa título certo. Há no futebol resultados que contrariam favoritismos absolutos. E exatamente por isso há uma advertência entre os tricolores: “Nada está ganho ainda”. Na história de Ceará e Fortaleza há episódios fantásticos. Em 1974, o Ceará só ficaria sem o título se perdesse três partidas seguidas para o Fortaleza. Pois o Vozão favorito perdeu os três jogos seguidos para o Fortaleza, que foi campeão. Em 2006, o então presidente do Fortaleza, Ribamar Bezerra, montou um timaço. Time para a Série A como ele dizia. Era reconhecido pela crônica e pela torcida como tecnicamente superior ao Ceará. O Leão entrou com a vantagem na decisão em dois jogos. Mas o Ceará, de forma surpreendente, ganhou os dois jogos, sagrando-se campeão. Em 2015, o título estadual estava em Porangabuçu aos 45 minutos do segundo tempo, gol de Assisinho para o Vozão. Boa parte da torcida do Fortaleza se levantou e começou a ir embora. Aos 47 minutos o título mudou de casa e foi para o Pici com o inacreditável gol de Cassiano.

Hoje 
Vejo o time do Fortaleza mais definido em suas linhas, propostas e propósitos. Ronald chegou e assumiu uma função que deu ao tricolor um reforço grande na faixa intermediária e no ataque onde ele aparece normalmente com extrema eficiência. As variações de Tinga e Gabriel Dias são surpreendentes. As infiltrações de Bruno Melo pelo meio, assinalando gols, também revelam o grau de automação sob orientação de Rogério Ceni. 

Confuso 
O Ceará ainda tem alguns pontos a ajustar. No ataque a busca por um homem ideal continua. Vem aí Felipe Vizeu. Enquanto ele não chega, Guto terá de trabalhar com Clebão e Sobis. De sensação na Copa do Nordeste ao jejum que agora, Clebão experimenta as primeiras dificuldades. Se vai superar ninguém sabe. Outro problema: a defesa tem tomados gols incríveis na reta final. 

Imprevisível 
Mesmo assim, com evidências positivas e negativas, mesmo com o Fortaleza podendo perder o jogo pela diferença de um gol, não há como antecipar resultados em clássico assim. É perfeitamente possível uma vitória do Ceará com dois gols de diferença. Difícil, mas possível. É assim a história do futebol. O Ceará está na luta. Igualmente tem história, tradição. Pode sair campeão, sim.