Jogo único reduz a margem para errar

Legenda: O Fortaleza abre o mata-mata da Copa do Nordeste já na terça-feira contra o Atlético/BA
Foto: FABIANE DE PAULA

A etapa mais difícil da Copa do Nordeste já começa amanhã. É exatamente aí, na definição em partida única, que muitas zebras acontecem. O único benefício dos líderes é o mando de campo. E só. As equipes entram em igualdade de condições. Amanhã, o Fortaleza recebe o Atlético-BA, que foi o quarto colocado no Grupo A. Na quinta-feira, dia 24, o Ceará recebe o CRB, quarto colocado do Grupo B. Teoricamente, pelas campanhas, mais uma vez os representantes cearenses têm o favoritismo. Mas agora a margem para erros é bem menor. O Atlético sofreu uma goleada aplicada pelo Náutico (3 x 0). Perdeu para o Ceará (0 x 1) em Alagoinhas. No Atlético há limitações. Mas o Fortaleza terá de jogar no estilo Vojvoda: intensivo e incisivo. O CRB, adversário do Ceará, também tem limitações. Anteontem perdeu para o Fortaleza (2 x 0) no Castelão. Teve campanha discreta. O Ceará, pela lógica, tem boas condições para se estabelecer e avançar rumo à fase semifinal. Mas tudo é muito arriscado porque depende de um jogo só. Não haverá prorrogação. Se der empate no tempo normal, a definição vai direto para as cobranças de pênalti. Não raro, acontece surpresa em situações assim. Todo cuidado, pois.  

 

Clássicos 

 

Havia quase uma certeza de que o Campeonato Cearense teria na fase final dois clássicos entre Fortaleza e Ceará. Iguatu eliminou o Ceará e quebrou todos os prognósticos. Agora, há boas possibilidades de a fase final da Copa do Nordeste, em dois jogos, ser disputada entre os dois maiores rivais. Compensaria a carência do certame local que ficou sem o clássico maior este ano. 

 

Esquisito 

 

É inaceitável haver um Campeonato Cearense sem a sua melhor mercadoria, como diria o saudoso comentarista Sérgio Pinheiro. Algo esdrúxulo. Um certame sem o clássico maior. São coisas do nosso futebol. Guardadas as devidas proporções, seria um Campeonato Espanhol sem o clássico Real Madrid x Barcelona. 

 

Pela direita 

 

Vejam como o apoio de Nino Paraíba tem gerado oportunidades de gol. Cruzamentos sempre muito perigosos. Quem está tirando o melhor proveito disso é o Clebão. Vina também assinalou gol, resultante do apoio de Nino. As cobranças e pressões têm de ser racionais. Os atacantes só podem ser cobrados se houver em profusão a geração de chances de gol. 

 

Expectativa 

 

A reabertura do PV está sendo aguardada para breve. Há necessidade de acelerar o processo de entrega desse estádio. O Castelão não vai suportar a carga de jogos, se não houver a alternativa do Estádio Presidente Vargas. No caso da Série A, não há como se pensar no Estádio Domingão como alternativa.