Inspiração no eterno soldado alvinegro, Dimas

Leia a coluna desta quarta-feira

Legenda: Leia a coluna desta quarta-feira.
Foto: Divulgação/Ceará SC

O Ceará, mais uma vez, vive dificuldade. Os temores do rebaixamento existem. Muita gente está apontando os caminhos da salvação. Milagreiros antigos e milagreiras de última hora surgem, cada um com uma fórmula mirabolante, visando a tirar do aperto o Vozão. Há os que se apegam a todos os santos. Há os que se apegam às coisas do além. Ninguém, porém, à altura do eterno soldado alvinegro, Dimas Filgueiras. Quantas e quantas vezes, ele salvou o Ceará. Numa situação como a presente, seus conhecimentos encontrariam as soluções.

Lembro que, na Série A de 2010, o Ceará contratou o técnico Mário Sérgio. Após resultados ruins, Mário afirmou que o time do Ceará não tinha qualidade para permanecer na Série A. Declaração infeliz. Ora, como poderia então continuar dirigindo a equipe, se ele mesmo não acreditava no grupo? Foi demitido. No lugar dele, assumiu o salvador das horas certas e incertas, Dimas Filgueiras. Resultado: com o mesmo elenco que Mário Sérgio dissera não ter condições de permanecer na elite, Dimas reagiu e terminou a competição em 12º lugar, com 47 pontos. Há nove meses, Dimas está internado num hospital da cidade. Orações a Deus pela saúde dele. 

Ídolo 

Dimas Filgueiras é um dos maiores nomes da história do Ceará. No Vozão ele foi tudo: zagueiro várias vezes campeão. Técnico, campeão. Supervisor, campeão. Sob seu comando, o Ceará foi vice-campeão da Copa do Brasil, eliminando, dentre outros, Palmeiras (em São Paulo) e Inter de Porto Alegre. Só não foi campeão porque foi prejudicado por um grave erro da arbitragem. 

Campeão 

Dimas merecia ter sido campeão daquela Copa do Brasil. Foi disparado o melhor treinador. Deu uma aula tática em Vanderlei Luxemburgo, quando eliminou o Palmeiras em pleno Estádio Palestra Itália. Não ganhou do Grêmio, na final, porque o árbitro vergonhosamente prejudicou o Ceará. Não digo o nome desse árbitro para não enodoar a página desta coluna. Absurdo pênalti não marcado. 

Internação 

Não sei quando Dimas Filgueiras voltará para casa. Conversei com a dona Vânia, esposa do Dimas. Ela me disse que os médicos estão avaliando as condições para uma tomada de decisão. Há nove meses ele está internado. A senhora Vânia destaca o apoio que o médico Jefferson Magalhães tem dado. Um profissional competente e dedicado. Jefferson é torcedor do Fortaleza.  

Missão 

Sem o eterno soldado do Ceará em ação, cabe ao técnico Lucho González buscar inspiração nesse ídolo alvinegro, visando a superar os desafios que terá pela frente. Dimas despachou o Palmeiras em São Paulo. Lucho terá pela frente o Corinthians em São Paulo. Dimas despachou o Internacional de Porto Alegre. Lucho enfrentará o Internacional em Porto Alegre. Coincidências da vida. 



Assuntos Relacionados