Esperança e desespero em campo

Legenda: THIAGO GADELHA

Fortaleza tem hoje compromisso com a vitória. A Série A, na reta final, deixou em dificuldades Sport, Fortaleza, Bahia e Vasco. A rotatividade na zona baixa pode acontecer a cada rodada. Se der empate entre Fortaleza e Vasco, quem entra na faixa de rebaixamento é o Bahia. Se der vitória do Fortaleza, o Vasco permanece entre os humilhados. Se der vitória do Vasco, o Bahia afunda. Enquanto isso, Vasco, Bahia e Fortaleza secam o Sport no jogo deste com o Inter. Interdependência absoluta. Seja como for, ao Leão cabe fazer o que lhe toca. O Vasco está na pior, mas tem alguns jogadores de qualidade como Benitez, Yago Pikachu e Cano. Cuidado com eles. Se Osvaldo e Romarinho estiverem em condições de jogo, o projeto ofensivo tricolor terá significativo reforço. Não há mais como aceitar o desperdício de oportunidades como as que, na vitória diante do Coritiba , David (duas vezes) e Igor Torres (uma) deixaram passar. A margem de erro foi praticamente reduzida a zero. O que era permitido errar já esgotou. Hora de Juninho se redimir da bobagem que fez em Goiânia, quando perdeu pênalti e foi expulso. Hora de Osvaldo, caso atue, se redimir do pênalti que perdeu no jogo passado. Redenção, agora ou nunca. 

Tradição 
O Vasco hoje em dia tem mais nome que futebol, mais história que qualidade, mais camisa que conteúdo. Ainda assim, não raro prega peças inesperadas. Então é preciso atenção redobrada. O time do Vasco vai dar trabalho, sim. A tradição não mais ganha jogo, mas ainda tem peso, sim. 

Advertência 
O zagueiro Paulão chamou todo o grupo à responsabilidade, quando definiu a importância do jogo de hoje diante do Vasco. Inadmissível, por exemplo, a repetição de cochilo e ronco de Tinga no gol de Arana, quando da vitória do Atlético-MG no Mineirão. 

Na dele 
O Ceará, já garantido na Série A 2021, tem toda a tranquilidade do mundo para enfrentar o São Paulo no Morumbi. O anfitrião está completo e começa a nova fase sem o técnico Fernando Diniz. O São Paulo foi o time que mais oscilou no atual certame. Foi do céu ao inferno em tempo recorde.

Pílulas
As duas recentes derrotas do Ceará não parecem fruto da acomodação, mas resultado do cansaço coletivo. Posso estar errado, mas ficou a impressão de que o Vozão não tem condições de segurar o mesmo ritmo nos dois tempos. 

A volta de Bruno Pacheco garante melhor poder de apoio pela esquerda. A volta de Tiago é segurança. Klaus tem entrado bem.