De virada e de letra

O Fortaleza foi melhor até quando estava perdendo. A vitória resultou da luta contra o Coritiba e contra os fantasmas. Os assombros começaram quando no início David perdeu grande chance. Mais assombro quando Igor Torres, livre, na área, desperdiçou outra chance. Assombro maior quando tomou o gol de Ricardo Oliveira (Coritiba 0 x 1). Mais assombro quando David perdeu a chance do empate. Mas, num passe de mágica, em um minuto os assombros foram embora. Virada relâmpago com gol contra de Nathan Silva e finalmente gol de David. Justiça no placar ainda no primeiro tempo. Na fase final, o Leão seguiu melhor, mas só aos 38’ veio a consolidação da vitória: Wellington Paulista, de letra, fez um golaço. Arte, convicção e frieza, numa conclusão perfeita. Depois, seria administrar a vantagem. Mas o VAR arranjou um pênalti para o Fortaleza. Aí entrou em ação um controverso Wellington Paulista. Ele mostrou como não se deve bater pênalti. Perdeu a primeira cobrança. O árbitro mandou repetir. Ele perdeu também a segunda e agora para um improvisado Sarrafiore que nem goleiro é. Olha, WP, essa maneira de cobrar não dá mais. Está manjada. Desista. Fique só com o gol de letra.

Passe 

Um dos fundamentos mais importantes é o acerto nos passes. Diante do Corinthians, o Ceará abusou de desperdiçar jogadas perigosas, exatamente por erros de passe, máxime no afunilamento. Isso aconteceu em maior volume quando o Corinthians reduziu os espaços. Foi irritante. 

Inspirado 

Mesmo com derrota no Itaquerão, cito dois jogadores do Ceará que brilharam intensamente. Fabinho e Richard. Foram demais. Fabinho fez gol. Apresentou-se em várias conclusões. Numa delas concluiu com muito perigo. Numa outra a bola tirou tinta da trave. Combateu. Desarmou. Show. 

Em forma 

O goleiro Richard recuperou a forma. Apurou reflexos. Está muito ágil. Vem fazendo a diferença. Retomou a condição de titular. Nos jogos recentes, praticou defesas incríveis. Aceitou o banco com toda  paciência. Soube esperar o momento certo para voltar.  Bom cabrito não berra. 

Criou-se certeza de que o Ceará joga bem fora de casa. E até que é verdade. Tem conseguido bons resultados. Na próxima rodada, o Vozão enfrenta o São Paulo no Morumbi.

Será, pois, o segundo jogo seguido longe do Castelão. Entretanto vale um alerta: no Castelão, perdeu para o limitado Athletico-PR. No Itaquerão perdeu para o Corinthians. E agora? Qual é a máxima?