Ceará e Fortaleza em situações diferentes

A rodada que hoje, a 19ª, para alguns marcará a “virada da montanha”; para  outros, não. O Leão tem 16 jogos. O Vozão, 17 jogos. Isso pode ter importância grande na definição para o returno. Quem acumula gordura pode se dar ao luxo de administrar seus objetivos na reta final. Será de ótimo proveito aos tricolores e alvinegros completarem os 19 jogos numa posição confortável. O Fortaleza, para chegar aos 19 jogos, além do Fluminense, terá de enfrentar o Bahia no Castelão e o Vasco em São Januário. Só aí alcançará a metade do certame. Já o Ceará, para chegar à metade do certame, terá de, além do Botafogo, enfrentar o São Paulo no Castelão. Quando chegar o teórico segundo turno, as coisas se modificam. Cada ponto perdido não haverá mais como recuperá-lo porque não tem jogo de volta. Costumo comparar ao “tie break” do vôlei. É tudo definido muito rápido no “tie break” (desempate). Aliás, no futebol ainda é pior. No vôlei, um ponto a cada erro. No futebol, são três pontos desperdiçados a cada derrota. Enfim, ter mais jogos para fazer abre a possibilidade de melhor pontuação. Mas também é faca de dois gumes. Se derrotados, terão dificuldades de recuperação.  

Vitória necessária 

O jogo do Ceará começa às 17 horas. O Vozão, apesar de não ter conseguido vencer seus últimos dois jogos fora de casa, jogou bem. Foi mesmo melhor que os adversários. Entretanto, a superioridade esbarrou no empate com o Fluminense no Maracanã e com o Santos na Vila Belmiro. O Ceará precisa voltar a vencer fora, se não quiser ter problemas na reta final do certame. 

Pré-Libertadores 

O jogo do Fortaleza começa às 21 horas. O tricolor pode ingressar na faixa da pré-libertadores. Para isso, terá de ganhar do Fluminense. Aí, dependendo dos resultados dos jogos do Santos e do São Paulo, o Leão poderá ultrapassá-los pelo saldo de gols. O São Paulo enfrenta o Flamengo no Maracanã. O Santos, em casa, recebe o Bahia. 

Diversificação 

Mais uma vez, expectativa sobre a formação que Rogério Ceni mandará a campo. Detalhe: jamais repetir a baixa produção que o Fortaleza teve no primeiro tempo no Morumbi. Aquele não é o Fortaleza. O verdadeiro Leão é o do segundo tempo, porque brioso. Soube se impor e foi buscar o empate. E é assim que a torcida o espera logo mais. 

Pílulas 

Faltam apenas seis rodadas para terminar fase classificatória da Série C. O Ferroviário está no G-4, com 17 pontos, mesma pontuação do Manaus, o primeiro fora do G-4. É desconfortável a situação coral pelas oscilações. A derrota (3 x 0) em Goiânia reduziu muito a margem. 

Hoje nem pensar em tropeço diante do Treze-PB, pois no retrovisor do Ferrão estão Manaus (17 pontos), Jacuipense (16) e Paysandu (15). Até um empate do Ferrão pode tirá-lo da zona de classificação. Grande a necessidade de vitória coral.