Ceará à beira do precipício

Legenda: Leia a coluna desta terça-feira (4).
Foto: LC Moreira

Quem tem dois, tem um; quem tem um, não tem nada. Então vem a indagação preocupante: o que tem o Ceará? A rigor, pela contagem oficial, o Vozão está com 31 pontos conquistados. Tem seis vitórias. Tem 13 empates. Tem 10 derrotas. Tem um saldo negativo de quatro gols. Atuou 29 vezes. O que isso significa? Resposta simples: nada. Certamente os mais exigentes contestarão e perguntarão: como nada? Serão insignificantes os 31 pontos? Serão nada os 31 pontos.

Que loucura é essa? Explico. Não estou sendo injusto. Alerto sobre as dificuldades que virão. Em 2019, o Ceará permaneceu na Série A, tendo acumulado apenas 39 pontos. É verdade. Na época, o Cruzeiro foi rebaixado com 36 pontos. Então, se fosse o caso, agora o Ceará precisaria de apenas oito pontos para se livrar do rebaixamento nesta temporada 2022. Faltando nove rodadas para terminar o certame, o Ceará nem precisaria ganhar de ninguém. Bastaria empatar oito vezes. Lego engano. As condições de pontuação mínima variam de ano para ano. Em 2018, o Vasco caiu com 40 pontos. Em 2017, o Coritiba caiu com 43 pontos. Em 2016, o Internacional caiu com 43 pontos. Em 2015, o Avaí caiu com 42 pontos. Dados para reflexão. 

Saldo de gols 

É bom não esquecer os outros critérios que podem definir qual o time que permanecerá e qual o time que cairá. Em 2020, o Fortaleza escapou do rebaixamento, não pelos 41 pontos que conquistou, mas pelo saldo de gols. Teve o mesmo número de pontos do Vasco (41) e o mesmo número de vitórias (10). O Fortaleza com saldo negativo de 10 gols; o Vasco, saldo negativo de 19. 

Número de vitórias 

O segundo critério de classificação é o número de vitórias. No momento, o Ceará tem seis vitórias. Portanto, uma vitória a menos que o Cuiabá (7 vitórias) e que o Avaí (7 vitórias), exatamente os perseguidores do Vozão: Ceará (16º), Cuiabá (17º) e Avaí (18º). Já no saldo de gols, o Ceará está com boa vantagem. Vozão tem saldo negativo (4), o Cuiabá (9) e o Avaí (18). 

Confrontos diretos 

O Ceará enfrentará o Cuiabá no domingo, dia 16 de outubro, no Castelão e enfrentará o Avaí no dia 09 de novembro no Estádio Ressacada, exatamente na penúltima rodada. Talvez, até lá, ambos já tenham definido as suas situações. O Ceará terá adversários muito difíceis: Atlético-MG no Mineirão, Internacional no Beira-Rio, Fluminense no Castelão e Corinthians no Itaquerão. Meu Deus... 

Arrancada 

O Fortaleza está tranquilo. Subiu para o nono lugar e está jogando bem. Abriu uma margem excelente com relação à zona de rebaixamento: sete pontos. Aliás, uma margem que o ex-técnico, meu amigo Dimas Filgueiras, sempre considerou ideal para trabalhar. O Leão na frente dos chamados grandes, Botafogo, Santos e São Paulo. Fortaleza numa boa mesmo.