A hora de ampliar a vantagem, Leão

Legenda: O Fortaleza inicia nesta quinta-feira a decisão da Copa do Nordeste diante do Sport
Foto: KID JUNIOR

Hoje começa a decisão da Copa do Nordeste. Na Arena de Pernambuco, no município de São Lourenço da Mata, o Fortaleza tentará ampliar a vantagem que tem. Aliás, uma vantagem ilusória, pois apenas a de fazer o segundo jogo no Castelão. Se o Sport vencer, passará a ter a vantagem do empate. Outro aspecto: nesta última fase, há também o saldo de gols como critério de desempate. Reforço a crítica que fiz ontem sobre a ilusória vantagem do mando de campo. Sei que a vantagem existe, mas é mínima, insignificante. O correto seria o Fortaleza ter a vantagem do mando de campo e também de ser declarado campeão no caso de igualdade de pontos após os dois jogos. E sem valia do saldo de gols. Aí, sim, seria uma vantagem justa para quem foi melhor do que o Sport durante todo o certame. Mas, já que o regulamento adotou apenas a vantagem do mando de campo e todos aceitaram, não há mais nada a fazer senão rezar pela cartilha posta. É consenso que o clássico nivela. E este é um clássico nordestino. Há que se entender também que o Sport, mesmo com limitações, teve seus méritos. Nenhum time chega à decisão por obra do acaso. O Sport merece todo respeito. 

 

Artilheiro 

 

O Bahia, atual campeão da Copa do Nordeste, teve desfeito o sonho do bicampeonato (2021/2022). Entretanto, o seu atacante Hugo Rodallega Martínez, colombiano, soube muito bem aproveitar as oportunidades. Assinalou oito gols. É o artilheiro da competição. Depois dele vem um grupo com quatro gols (Gustavo Coutinho, Robinho, Anselmo Ramon e Gabriel Poveda).  

 

Distribuição 

 

O Fortaleza distribuiu melhor seus gols. Marcaram três gols cada: Yago Pikachu, Moisés, Romarinho, Depietri e Silvio Romero. Quando o time faz uma variação de artilheiros, fica mais difícil a marcação pelos adversários. Quando se concentra apenas num jogador, fica mais fácil neutralizar as investidas. Isso favorece o Leão do Pici. 

 

Atacante 

 

Olávio é um meia/atacante cearense. Nasceu em Missão Velha. Tem 28 anos de idade. Atualmente está no Campinense da Paraíba. Fazedor de gols. Tem ótima presença de área. Já atuou pelo Icasa, Guarani de Juazeiro, Crato, Alecrim, Barbalha, Iguatu, Paraíba, Caucaia, Atlético Cearense, Guarany de Sobral, Juazeirense, Ferroviário e Volta Redonda. É melhor que muita gente vinda de fora. 

 

Finalmente 

 

O Campeonato Cearense de 2022, por falta de datas, quase fica sem as finais. Graças a Deus, nos apertos do calendário, acharam 10 de abril (domingo) e 23 de abril (sábado). Caucaia poderá ser inscrito no Guinness Book como o time que mais tempo, sem fazer nada, ficou esperando a marcação das datas da decisão. Entre seu último jogo e o primeiro da fase final, serão 29 dias. Absurdo.