A dança dos famosos no futebol

Confira a coluna de quinta-feira (23)

Legenda: Grêmio e Vasco são gigantes do futebol brasileiro e estão na Série B
Foto: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Há alguns anos, convencionou-se que as 12 primeiras vagas da Série A nacional ficariam sempre com os 12 times mais famosos do Brasil: Flamengo, Vasco, Fluminense, Botafogo, Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Cruzeiro, Atlético-MG, Grêmio e Internacional. Seriam cadeiras cativas, já pela qualidade superior que tinham. De certo tempo para cá, as coisas estão mudando. Vez por outra, um grande despenca para a Série B. Verdade que permanecia só um ano, pois no ano seguinte já estava de volta à Série A.

Ultimamente, porém, não tem sido assim. Quem é rebaixado tem sofrido um pouco para reencontrar o caminho da elite. Na dança dos famosos, Vasco, Cruzeiro e Grêmio pagaram caro, quando imaginaram que só pelo nome ficariam entre os maiorais. Grave erro de avaliação. Estão na Série B. Agora lutam para voltar à Série A. No atual certame, as 12 primeiras posições estão assim distribuídas: Palmeiras, Corinthians, Athletico-PR, Atlético-MG, Internacional, Fluminense, Botafogo, Santos, São Paulo, Bragantino, Avaí e Atlético-GO. Portanto, oito, das doze vagas, estão mesmo com os famosos. Apenas o Flamengo está fora, na 14ª colocação, mas tem time para já ficar entre os doze.  

  

Retorno  

  

Pelo andar da Série B, tudo indica que em 2023 teremos de volta à Série A Cruzeiro, Vasco e Grêmio, que estão no G-4. Se esses três grandes confirmarem a subida, os 12 famosos estarão novamente na elite nacional, dificultando assim as pretensões dos chamados times médios. Teoricamente, será reconstituída a força maior do futebol brasileiro na sua categoria principal.  

  

Dificuldades  

  

Caso se confirme a volta de Cruzeiro, Vasco e Grêmio para a Série A, teoricamente Ceará e Fortaleza terão maiores dificuldades para alcançar posições mais privilegiadas. Haverá necessidade de os times cearenses buscarem maior qualificação, caso pretendam ganhar vaga na Libertadores. Na Sul-Americana talvez sim.  

  

Sem eles  

  

É indiscutível que a Série A, sem Cruzeiro, Vasco e Grêmio, torna-se mais fácil para os times médios. Quer queiram, quer não, essas equipes pesam pela história e tradição. Então, é importante que Ceará e Fortaleza concentrem atenções especiais na Série A nacional. Não vacilem. A possível volta de três grandes em 2023 exigirá esforços redobrados dos times cearenses.  

  

Completo  

  

Com o quadro dos maiorais completo (os 12 maiores times do Brasil na Série A), teoricamente sobram quatro vagas para os times médios. Explico: doze ficam com os maiorais. Sobram oito vagas, mas quatro são do rebaixamento. Ficam quatro vagas pendentes. Dessas quatro, o Estado do Ceará quer duas, uma para o Ceará e outra para Fortaleza. Previsão de aperto para 2023.