Trago você de volta

Elva Bessa já se apresenta divertidamente: “nasci com esse nome, não é um nome comercial e sim é “diferentão”, assim como a dona.”

Legenda: Elva Bessa sempre teve essa curiosidade por ela mesma, o que a fez buscar mais, beber, desfrutar, degustar das mais diversas experiências da vida
Foto: LC Moreira

A arquiteta e urbanista de formação, atriz formada pelos anos vividos nos palcos, quase engenheira civil, encontrou nas terapias holísticas, principalmente o Tarot, a sua verdadeira conexão nesse mundo. 

O jeito agitado se ser encaminhou Elva para as terapias holísticas (“tethahealing”, “reiki”, dentre outras), porque estava entrando de cabeça em um novo projeto de vida e não se sentia “madura emocionalmente”. Essa experiência foi fazendo que imergisse em si mesma, gerando autoconhecimento e aprofundamento para sua maturidade emocional. 

Hoje é totalmente segura para dizer que o seu XODÓ das terapias holísticas é o Tarot. Com ela, criou uma relação de amizade, onde conversa e reconecta cada vez mais com ela mesma. Ajuda outras pessoas, também, nesse reencontro com elas a iniciar essa conversa interna que não conseguem acessar sozinhas.  

É um barato a tiragem da Elva e a conversa que ela tem com as cartas. Eu fiz a “prova dos 9” e olha que sou desconfiada para as coisas. Contudo, pessoas como Elva, fazem a tiragem reunindo na leitura estudo, responsabilidade, e, também, intuição.  

Tudo está associado a energia e ao momento atual. Nada de previsões futuras. A grande preparação é fazer o que a Elva fez: encontrar a sua essência.  

Quem nunca viu pelas ruas, nos postes cartazes com – “Trago o seu amor de volta! – Venha consultar o Tarot!”? 

Quem nunca sentiu uma “curiosidadezinha” de fazer uma consulta, seja pra saber sobre o futuro, ou se “fulano” gosta de mim, ou se vai dar certo aquela viagem? 

Pois é, existem muitas estórias e lendas sobre o Tarot que sempre despertaram muita curiosidade e medos. Algumas divertidas, outras negativas, mas que, com certeza, aumentam ainda esse mistério. 

As cartas de Tarot vem surgiram entre os séculos XV e XVI, no norte da Itália. Foram criadas para um jogo de mesmo nome. Era jogado pelos nobres e pelos senhores das casas mais tradicionais da Europa continental.  

O Tarot começou a ser usado com caráter adivinhatório, por volta do Século XVIII, apesar de alguns indícios de uso de cartas, principalmente o naipe de ouro. 

Atualmente, o Tarot tem conquistado espaço nas mais diversas áreas, sendo um instrumento de estudo e uso até pela Psicologia. Carl Gustav Jung, falou em Arquétipos (imagens arcaicas), imagens da memória coletiva ancestral, que estão dentro de nossos inconscientes e que podem ser ativadas por determinado Símbolo (cartas de tarot) e traz à tona toda a carga emocional que a imagem possui em si e que nos toca profundamente, sendo assim vistas, então, como representações sobre os anseios da alma humana.  

Não é qualquer conjunto de cartas usado para fins adivinhatórios ou terapêuticos que são tarots, viu?  

Todo Tarot é um oráculo, mas nem todo oráculo é um Tarot. Para ser considerado Tarot é preciso que tenha 78 cartas divididas em 22 cartas chamadas de ARCANOS MAIORES (carta 0 a XXI) e, 56 cartas, os ARCANOS MENORES, que são divididas em 4 naipes, com 14 cartas cada, 10 cartas numeradas de um (ou ás) a dez, mais as figuras, que, no jogo de Tarot, são quatro: Rei, Dama, Cavaleiro e Valete.  

Normalmente, os maiores são os nossos conhecidos dos baralhos comuns, copas, aís, ouros e espadas. Já nos Tarots contemporâneos alguns, mudam esses nomes, porém estão sempre relacionados aos naipes tradicionais. 

Veja!

Legenda: B-DAY. Giovana Studart comemorou 15 anos em reunião intimista em sua residência ao lado do pai Beto e Ana Studart.
Foto: LC Moreira

Legenda: SOLIDARIEDADE. O pianista Felipe Adjafre fará um Recital Solidário da AABB em prol da Associação dos Músicos através do seu canal do Instagram e do Youtube, no domingo, a partir das 10h.
Foto: Divulgação

Legenda: TRAVESSIA. Certa vez disse ao Dr. Pio Rodrigues Neto que ele não era construtor por acaso. A vida dele era uma clara construção e reconstrução de suas travessias. Em mais uma travessia, temos a alegria de ver a sua família comemorar a recuperação da sua saúde e enchê-lo de amor.
Foto: Divulgação

Dica das boas

Legenda: A Trousseau lançou uma linha exclusiva de fronhas em seda para tratamentos dermatológicos
Foto: Divulgação

O estilo impecável da Trousseau ganha mais um destaque: a fronha silky caress, fabricada com tecido exclusivo feito na Itália com o melhor fio do mundo! O algodão de fibras longas garante alta qualidade, maior resistência, maciez e é excelente para tratamentos noturnos da pele a base de cremes, além de garantir conforto e uma melhor noite de sono. Aprovei! Se quiser experimentar esse luxo, está disponível na Ouvidor Tecidos.