Suicídio, precisamos falar sobre

Dia de falar de um tema importante e urgente. E nossa contribuição para o setembro amarelo vem com as palavras da psicanalista Germana Lima

Legenda: A prevenção do suicídio é uma causa que exige o empenho de todos
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A prevenção do suicídio é uma causa que exige o empenho de todos. E hoje vamos tratar do tema em dose dupla.

No meu instagram (@jeritzagurgel), vou conversar sobre como essa questão se coloca entre os adolescentes. Nesta terça-feira (21), às 18h, vai rolar um bate-papo com a atriz Any Maia e a psicanalista Germana Lima.

E é ela, Germana Lima, que escreve aqui sobre esse tema grave e urgente: o suicídio. Germana é psicanalista clínica, mestre em Educação Inclusiva, professora de pós-graduação, supervisora de formação esicanalítica, palestrante e escritora.

Legenda: Germana Lima é psicanalista clínica, mestre em Educação Inclusiva, professora de Pós graduação, supervisora de formação Psicanalítica, palestrante e escritora
Foto: Arquivo pessoal

O suicídio e os jovens

O que na verdade tem acontecido com nossos jovens? Os índices realmente aumentaram ou somente agora nos deparamos com esses dados alarmantes?

A Organização Mundial de Saúde (OMS) já relata que o suicídio é a segunda causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. Conforme o órgão, mais de 800 mil pessoas cometem o suicídio anualmente.

Esteja atento a mudanças de comportamento como:

- Isolamento social;
- Mudanças marcantes nos hábitos;
- Descuido com a aparência;
- Piora no desemprenho escolar;
- Alteração do sono/apetite
- Frases como: Preferia estar morto! Quero desaparecer! Tudo ficaria melhor sem mim!

O que fazer?

- Buscar alguém que escute sem julgamento;
- Não ignorar os sinais de alerta;
- Pedir ajuda a um médico no hospital para uma primeira orientação, se for o caso;
- Ligue 188 (Centro de Valorização a Vida) O serviço é gratuito, funciona 24 horas e todos os dias da semana, oferecendo apoio emocional diante de uma escuta qualificada e acolhedora.

Sua vida é importante!