Acelerada

Anita da Frota Gentil Barbosa rompeu vários padrões culturais e sociais da sua época. Nascida em 1893, foi a quinta filha de José Gentil e Maria Amélia.

Legenda: Anita da Frota Gentil Barbosa
Foto: Reprodução

Decidida, ativa e muito boa de números, foi apelidada pelo pai de “o homem de saia”, porque na família exercia a liderança, estabelecendo regras e encargos. Tornou-se a primeira mulher empresária do Ceará quando assumiu a Loja Americana (onde hoje é o Cine São Luiz), atividade super incomum na época, porque as mulheres dedicavam-se as atividades domésticas.  

Em 1950, após a morte do marido, Nestor Leite Barbosa, assumiu sozinha a Diatomita Industrial Ltda. 

Na vida familiar era atenta aos cuidados com os filhos e atualizada com atividades extracurriculares, tais como: aulas de ginástica suecas, línguas estrangeiras, piano e contas, pois considerava serem pilares para uma boa educação. Não era muito afetuosa, mas demonstrava carinho com atitudes de amor. 

Anita da Frota Gentil Barbosa
Legenda: Anita da Frota Gentil Barbosa
Foto: Reprodução

Era extremamente religiosa sem ser piegas. Praticava caridade como dever e obrigação prestando ajuda aos flagelados das secas e arrecadações de recursos para as famílias pobres. 

Era vaidosa e dentro de casa usava salto alto e meia fina. A casa sempre muito arrumada com flores para enfeitar os ambientes. 

Por dentro, Anita era uma mulher de fibra que não se quedava ao mundo masculino. Era avessa a qualquer tipo de afetação, a mesuras prolongadas, conversas sem objetividade, a mentiras protocolares e as lentes dos fotógrafos. Quer saber mais? 

A ousada Anita também foi a primeira mulher a dirigir um automóvel em Fortaleza! Que tal? 

Anita e o automóvel
Legenda: Anita e o automóvel
Foto: Reprodução

Acelerada Anita era, com certeza! 

 

  • NOTAS

DOCE LEMBRANÇA 

Carinho em forma de biscoito
Legenda: Carinho em forma de biscoito
Foto: Reprodução

Tem momentos que só percebemos o valor dele quando se tornam lembranças, né? Isso acontece muitas vezes quando comemos um biscoito e lembramos do sabor que remete a memórias de um tempo. Pois, nessa caixa, garanto que tem um “pó do pirlimpimpim” e te remete à infância. Sem falar que receber um mimo desse é saber que você tem aquele prestígio! (@biscoitosdocelembrança).

 

ORGANIZAR GUARDA-ROUPA 

A sequência no cabideiro é: branco – bege – amarelo – laranja – rosa – vermelho – roxo – verde – azul – marrom – cinza - preto
Legenda: A sequência no cabideiro é: branco – bege – amarelo – laranja – rosa – vermelho – roxo – verde – azul – marrom – cinza - preto
Foto: Reprodução

Fim de semana está batendo a sua porta e você vai ficar em casa, claro! Então, vamos organizar seu guarda-roupa! E a dica de hoje é fazer com que suas peças fiquem organizadas por cores! Assim, quando você abrir o armário e visualizar a sequência correta ficará mais fácil manter organizado. Sua cabeça agradece, também, viu? 

 

8ITAVO ANÃO

A autora Ale Rubim garante sorrisos do Ah não e sua turma
Legenda: A autora Ale Rubim garante sorrisos do Ah não e sua turma
Foto: Divulgação

Como assim? Descubra! Acredite: em Gaia, na floresta encantada, não existe pandemia! E tem mais: a verdadeira Branca de Neve vai te decepcionar um pouco, mas só lendo o livro para entender o “balacobaco”. 

Quem ficou interessado é só falar com a autora no: alerubim2015@gmail.com. 



Assuntos Relacionados