Petrobras e norueguesa Yara celebram parceria para fertlizantes

O documento é de caráter não vinculante e está alinhado aos elementos estratégicos do Plano Estratégico 2024-28+, que visam preparar a Petrobras para um futuro mais sustentável, contribuindo para o sucesso da transição energética.

Legenda: Presidentes da Yara (E) e da Petrobras celebram a assinatura do Memorando de Entendimento
Foto: Petrobras / Divulgação

Em mensagem a esta coluna, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, informa que a empresa assinou com a Yara Brasil Fertilizantes S.A. (Yara) um Memorando de Entendimentos (MoU) visando estudos de potenciais parcerias de negócios para iniciativas locais no segmento de fertilizantes, produção de produtos industriais e descarbonização da produção.
 
O MoU assinado é de caráter não vinculante e está alinhado aos elementos estratégicos do Plano Estratégico 2024-28+, que visam preparar a Petrobras para um futuro mais sustentável, contribuindo para o sucesso da transição energética.
 
A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, cultiva conhecimento para alimentar o mundo e proteger o planeta de forma responsável. Para concretizar o compromisso de cultivar um futuro alimentar positivo para a natureza, ela oferece um portfólio de produtos de alta tecnologia com baixa emissão de carbono, desenvolve ferramentas agrícolas digitais destinadas à agricultura de precisão e trabalha em estreita colaboração com pesquisadores e parceiros da indústria para construir uma cadeia de valor do alimento cada vez mais sustentável. 

Com uma atuação integrada, a companhia também fornece soluções industriais para usos diversos, entre eles a redução de poluentes, melhorando a qualidade do ar das cidades.
 
Fundada na Noruega, em 1905, para resolver a emergente crise de fome na Europa, está presente no mundo todo, com mais de 17 mil colaboradores e operações em mais de 60 países. No Brasil, a Yara está idealmente posicionada em todos os principais polos agrícolas. 

Com mais de 5 mil colaboradores, a empresa atende todos os perfis de produtores e culturas, colaborando com o crescimento da agricultura e o protagonismo do país no desafio de alimentar uma população mundial crescente. Desde que se instalou no Brasil, na década de 1970, a Yara vem trabalhando para fomentar a produção de fertilizantes, reduzindo a dependência de importação de matéria-prima e modernizando a indústria nacional, em linha ao seu compromisso global com a agenda de descarbonização.

Veja também