Evangelho de Hoje, 5ª feira, dia 20/07/23 (Mt 11, 28-30)

Jesus disse: "Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração."

Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse: Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. 

Reflexão - O jugo de Jesus é a Lei do Amor!

Veja também

Jesus veio do céu para no salvar em todos os sentidos e nos atrai para si quando estamos cansados, fatigados com o peso da vida, das circunstâncias, esgotados de nós mesmos, dos nossos desenganos e fracassos. Os nossos fardos pesam, mas na medida em que escutamos a voz de Jesus, “Vinde a mim” e colocamos sob o Seu domínio o peso da nossa carga, eles se tornam leves e suaves. Ele quer nos ensinar a viver confiando na Sua proteção para que encontremos descanso para a nossa alma.  O nosso fardo mais pesado é justamente o pecado que nos encurva e tenta nos escravizar. A nossa humanidade decaída é uma carga pesada, e, por mais que nos esforcemos, na maioria das vezes nos leva de vencida e nos derruba. É o nosso temperamento, a nossa maneira de ser e de agir, as nossas irreverências, a nossa rebeldia, impaciência, egoísmo e desamor que ocasionam o nosso cansaço. O fardo de Jesus é leve. Ele não exige mais do que podemos oferecer e pede apenas a nossa adesão à Sua Misericórdia. O jugo é a lei e a Sua lei é a Lei do Amor.  “Aprendei de mim “disse Ele, “porque sou manso e humilde de coração e vós encontrareis descanso”.    -  O que tem angustiado e feito você infeliz? – Como está a sua disposição, você sente-se cansado? -  Como é o fardo do Senhor para você? – Você sente peso quando vive as coisas de Deus? –  Deus é pesado para você?  - Você também, às vezes se cansa de si mesmo?

Helena Colares Serpa – Comunidade Católica Missionária Mariana UM NOVO CAMINHO