Eficiente, Tiago Pagnussat é o 2º jogador que mais vence disputas defensivas no Brasileirão

Zagueiro do Ceará é um dos destaques entre os defensores na Série A

Legenda: Tiago faz ótima temporada no Ceará
Foto: Cearasc.com/Divulgação

Um dos grandes destaques do Ceará na vitória por 2 a 0 sobre o Flamengo, no último domingo (10), foi o sistema defensivo. A dupla de zaga, especificamente, teve grande atuação. Além da excelente apresentação de Luiz Otávio, a partida coroou também a temporada positiva que faz seu companheiro, o zagueiro Tiago Pagnussat. Discreto mas eficiente, ele é o 2º jogador que mais vence disputas defensivas no Brasileirão.

O critério "disputas defensivas" engloba rebatidas, divididas, roubadas de bola, interceptações, duelos aéreos, etc.

A média de Tiago é de 8 disputas defensivas ganhas por jogo, com uma taxa de 73% de acerto. O camisa 3 do Vovô fica atrás somente do zagueiro Diego Costa, do São Paulo, que tem média de 10 por partida, representando acerto de 74% das tentativas.

Um dos grandes trunfos do defensor de 30 anos é o jogo aéreo. No alto de seu 1,91m, ele é também o 2º atleta, entre todos que disputam o Campeonato Brasileiro, que tem melhor média de disputas aéreas ganhas, com média de 5,5 por jogo (74% de acerto). O zagueiro Diego Costa, do São Paulo, também lidera o quesito, com média de 6 por partida (71% de acerto).

Os números da ferramenta Instat, de análise de desempenho esportivo, refletem a temporada segura que Tiago realiza pelo Alvinegro. Em 39 jogos, atuou 38 como titular e além da importância defensiva, contribu também ofensivamente, sempre levando perigo na bola aérea ofensiva. Tanto que já tem quatro gols marcados na temporada.

Recentemente, o Ceará adquiriu 60% dos direitos econômicos do jogador, que estava emprestado pelo Bahia até o fim de 2021. O investimento mostra que a diretoria alvinegra, já reconhecendo a boa temporada do atleta, fez o certo ao se resguardar e garantir um ativo importante para o clube.