Relembre cinco jogos históricos de clubes cearenses no Maracanã

Estádio, no Rio de Janeiro, completa hoje 70 anos de existência e já foi palco de grandes resultados de times do Estado. Separamos cinco deles para relembrar

Legenda: Palco de grandes competições e finais, o Maracanã chega aos 70 anos
Foto: Bob Martin/AFP

O Maracanã é repleto de histórias. É, com sobras, um dos cinco estádios mais importantes do mundo. Foi palco de duas finais de Copa do Mundo, de outras tantas de Copa América e reuniu decisões históricas do Campeonato Carioca e outros torneios importantes em solo brasileiro.

Nestes 70 anos de Maracanã, vamos relembrar cinco jogos históricos de equipes cearenses na maior praça esportiva do País.

Flamengo 0 x 2 Fortaleza - 16 de julho de 2003

O Fortaleza não vivia uma boa fase e era vice-lanterna na Série A. O Flamengo estava no meio da tabela, mas tinha um time bem mais competitivo. No entanto, quando a bola rolou, a equipe cearense se mostrou bem mais organizada e focada na vitória. O Leão do Pici já vinha de uma vitória sobre o Internacional, por 3 a 0. Naquele dia, Vinicius fez uma grande partida, marcando os dois gols da partida.

Fluminense 1 x 3 Fortaleza - 23 de setembro de 2006

O Fortaleza estava mal no campeonato. Era o penúltimo colocado naquele momento e não vencia há sete partidas (a última vez havia sido contra o Juventude, em 20 de agosto). Na partida, o meia-atacante Lúcio Bala foi o destaque tricolor, marcando dois gols e fazendo a assistência para o terceiro, assinalado por André Cunha. Na época, o resultado fez o Fortaleza chegar aos 26 pontos. Mesmo assim, o time seguiu na 19ª colocação. Naquele ano, o Leão do Pici cairia, mas faria história com esta vitória histórica sobre uma equipe que brigava no Top 10 da Série A.

Vasco 0 x 2 Ceará - 28 de agosto de 2009

A partida, na época, serviu para mostrar que o Ceará vivia mesmo uma boa fase naquela Série B. Foi o ano em que o Vovô subiu na 3ª posição. Naquele dia, o time do técnico PC Gusmão foi estratégico e bateu a equipe cruz-maltina, por 2 a 0, gols de Mota e Jorge Henrique. O Alvinegro chegou aos 37 pontos se seguiu no G-4. Um fato importante é que a vitória do Ceará quebrou a invencibilidade vascaína em cada naquela Segundona.

Vasco 1 x 1 Icasa - 22 de novembro de 2014

O Icasa acabou rebaixado para a Série C após esse jogo. Mas fez uma grande partida diante do Vasco, arrancando um empate histórico diante de um Maracanã lotado. A torcida cruz-maltina vaiou bastante os donos da casa e quase viram o Verdão do Cariri virar a partida para cima dos cariocas. Caso tivesse conseguido a virada, o time caririense poderia ter tirado o Vasco do G-4. Para se classificar à Série A, a equipe carioca precisava de um ponto e quase não o conseguiu. O gol icasiano foi de Nilson.

Flamengo 0 x 1 Ceará - 2 de setembro de 2018

O ensolarado domingo do Rio de Janeiro não foi motivo de comemoração para os flamenguistas. Eles lotaram o Maracanã, mas quem deu show foi o Ceará de Lisca, que deu uma aula de defesa e ainda marcou um gol que ainda está vivo na mente do seu torcedor até hoje. O Vovô vinha de uma derrota em casa, para o Bahia, que tinha deixado a torcida apreensiva. O time lutava contra o rebaixamento e corria sério risco. Mas o esquema tático de Lisca funcionou e a sorte ainda premiou Leandro Carvalho com um gol de longe, nos últimos minutos de partida.