Cenas dos próximos capítulos

A Assembleia está articulando a criação de um conselho e de um fundo estaduais para destinar recursos à saúde mental. Pode parecer atividade comezinha, na criação de leis, mas não é. Primeiro, porque seria o coroamento de uma intensa campanha realizada no decorrer de setembro, centrando esforços na defesa da saúde mental, no combate à depressão e na prevenção do suicídio. Depois, porque quebraria um preconceito inexplicável que existe há anos, segundo o qual a política em vez de enfrentar problemas do gênero acabava por tangenciá-los. Ou pior, aplicavam omissão em vez de buscar soluções, por fazer de conta que as demandas não existiam. O deputado Evandro Leitão (PDT) diz que a Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e Combate à Depressão e ao Suicídio, já instituída na Casa, quer levar a abordagem para cidades do interior. 

Sentindo na pele
O vereador Didi Mangueira (PDT) está propondo que a Prefeitura distribua protetor solar a pessoas portadoras de albinismo - os “gazos”, como se dizia popularmente, numa referência deseducada à falta de melanina, pigmento que dá cor a pele, cabelo e olhos.

Cuidado
O projeto de Didi é clonado, mas não deixa de ser justo. Cidades como Maceió (AL), com sol tão inclemente quanto o de Fortaleza, já fazem essa distribuição desde 2008.

Mais um
Enquanto isso, no interminável festival de gratuidades que os vereadores costumam dedicar ao IPTU - invariavelmente com pouco e nenhum resultado -, Joaquim Rocha (PDT) está propondo agora que sejam isentos do imposto portadores de doenças consideradas graves ou que tenham dependentes nessa condição. Embora possa ser justa, a ideia põe mais uma despesa nas contas do contribuinte.

Sol do Planalto
E a Comissão Mista de Mudanças Climáticas realizará audiência na próxima quarta-feira para discutir a atualização dos dados climáticos das regiões brasileiras - coisa que algumas mentes menos responsáveis acham que é um tal de “globalismo”.

Poucos
Só o senador Tasso Jereissati (PSDB) e o deputado Leônidas Cristino (PDT), dos 25 congressistas cearenses, participam da comissão. Para dar o tom da desproporção, basta notar que há seis parlamentares baianos no colegiado.

Som no aterro 
O Aterro da Praia de Iracema reserva uns sons bacanas neste fim de semana. É o projeto “Por do Sol Fortaleza”, que amanhã reunirá ao pianista Felipe Adjafre o baterista Ferreira Drum, o tecladista Tito Freitas e a cantora Roberta Fiúza. As apresentações estão programadas para começar às 17 horas.

PÍLULAS

A UFC está realizando, até novembro, o “Ciclo de Palestras e Vivências: Espaços de Amor, Cura e Cultura de Paz”. Trata-se de uma contracorrente para a onda de ódio que se espalha, sobretudo em redes sociais na internet. Veja mais em https://bit.ly/2lSDMFj.

A Coluna Comunicado pode ser acessada pelo WhatsApp (85) 99638 5129 (texto) e pelo telefone (85) 3266 9659. Há também duas opções de e-mails: comunicado@diariodonordeste.com.br e roberto.maciel@diariodonordeste.com.br.