Xiaomi projeta abrir lojas oficiais da marca no Nordeste; Fortaleza na lista

Pandemia do coronavírus atrapalhou a expansão da marca e não há data para reiniciar o processo

Legenda: Imagem mostra inauguração de uma loja da Xiaomi em São Paulo. Unidades no Nordeste estão na mira da empresa chinesa
Foto: Divulgação

A pandemia do novo coronavírus atrapalhou os planos da chinesa Xiaomi de expandir suas lojas físicas para outras regiões do Brasil. A empresa está de olho no Nordeste e Fortaleza está na lista. "Está no plano de expansão sim. É uma região muito importante com muita gente apaixonada aí. Falo tanto em e-commerce que podemos medir com maior facilidade quanto por redes sociais. Pessoal gosta bastante da marca. É uma área bem estratégica para os planos da empresa", afirmou Luciano Barbosa, head do Projeto Xiaomi Brasil sem querer antecipar se já em 2021 poderemos ter uma loja oficial da Xiaomi na capital cearense. Ele falou conosco antes do lançamento de uma nova linha de produtos da marca no Brasil, entre eles, a Mi Smart Band 5, pulseira inteligente da Xiaomi que é sucesso, inclusive em solo brasileiro..

Muito dessa incerteza do quando exatamente passa mesmo pela pandemia. Segundo Barbosa, a doença fez o varejo físico fechar as portas e segurou o ímpeto da Xiaomi pela necessária expansão rumo a outras regiões do Brasil, entre elas o Nordeste. "Isso tudo foi afetado pela pandemia. E agora precisamos entender este cenário daqui há algumas semanas, meses, para saber o impacto real", disse Barbosa.

Em contrapartida, o executivo afirmou que a demanda por produtos Xiaomi foi toda para o online e precisou acelerar planos da empresa. "Precisamos ampliar o online e antecipar ações", afirmou citando números de destaque de vendas de alguns produtos na região Nordeste. "No Nordeste a balança da Xiaomi teve crescimento de 103%. Earbuds, o fone, cresceu 130% na região. Durante a pandemia o equipamento da Xiaomi que transforma TVs normais em smart cresceu bastante, o Mi Box S, foi muito vendido", completou.

Fortaleza destaque

Durante a pandemia do novo coronavírus, o site oficial da Xiaomi registrou uma grande movimentação vinda de clientes do Nordeste. Destaque para o nosso Estado. Ceará ficou em segundo lugar com 24% das compras feitas da região no site da empresa. Perdeu apenas para o Estado de Pernambuco que registrou 26% (veja tabela abaixo). Isso mostra a força dos fãs da marca aqui no Ceará e nos coloca, junto com Pernambuco na disputa saudável por uma loja oficial da Xiaomi, certamente. Pela lógica, seria o segundo local no Nordeste que a empresa irá procurar para lançar seu espaço. Geralmente a empresa chinesa está abrindo seus pontos em shoppings de grande movimentação.

Ceará é o segundo Estado do Nordeste que mais comprou na loja oficial da Xiaomi
Legenda: Ceará é o segundo Estado do Nordeste que mais comprou na loja oficial da Xiaomi
Foto: Divulgação

Mercado cinza

Luciano Barbosa falou bastante sobre a importância do Nordeste para a Xiaomi
Legenda: Luciano Barbosa falou bastante sobre a importância do Nordeste para a Xiaomi
Foto: Divulgação

Um dos grandes inimigos da loja oficial da Xiaomi são as lojas não oficiais, o chamado mercado cinza. Seja pela internet ou até fisicamente, há diversas dessas concorrentes pelo Brasil. Segundo o executivo, a Xiaomi está acompanhando as ações das autoridades em repressão as empresas que não arrecadam impostos por conta dos produtos sem nota fiscal e garantia. "Acreditamos que os canais cinza, ao menos agora em 2020, estão reduzindo já que há bastante combate por conta das autoridades", explicou Barbosa.

Apesar da pandemia, Barbosa afirma que a empresa já vendeu, em 2020, 50 tipos diferentes de produtos no Brasil. Não só smartphones e as pulseiras inteligentes. "Temos muito a parte de ecossistema, temos muitos produtos diferentes. Temos patinetes, bicicletas, balanças, caixa de som, abridor de vinho, projetor, mala, mochila, fone de ouvido. É de alfinete a foguete. Nosso objetivo é mostrar ao brasileiro tudo isso. Cada produto nosso tem um benefício. O guarda-chuva, por exemplo, ele não retém água. Você chega na entrada do seu prédio aperta um botão, ele se fecha, você chacoalha e ele enxuga todo e guarda na mochila", finalizou o head.