Mob traz soluções inteligentes para qualificar a segurança do tráfego

Empresa fornece, por exemplo, câmeras que permitem capturar e reconhecer faces em menos de um segundo

Legenda: Sistema de monitoramento que a Mob Telecom montou para a Prefeitura de Fortaleza
Foto: Divulgação

Para ajudar a Prefeitura de Fortaleza a otimizar o transito na capital cearense, a Mob Telecom oferece soluções em telecomunicações, para além do serviço de internet. Em 2018, a empresa instalou o sistema de vídeo vigilância inteligente para tráfego em Fortaleza. O projeto fez parte do Programa Municipal de Proteção Urbana, implementado pela Prefeitura de Fortaleza e contemplou a instalação de 300 câmeras de monitoramento com tecnologia avançada em toda a capital.

As câmeras instaladas permitem captura e reconhecimento de faces em menos de um segundo, além do reconhecimento de placas de veículos com velocidade de até 210km/h. Para o programa de iniciativa da Prefeitura de Fortaleza, a Mob instalou 800 novos semáforos inteligentes integrados com um sistema de informação inteligente por meio de fibra óptica.

"Antes do projeto, o distanciamento entre a Central de Operações e a Central de Informações de Fortaleza era grande, e isso aumentava o tempo de tomada de decisões para solucionar problemas. Hoje, a proximidade entre as duas centrais permite tomada de decisões imediatas, melhorando a mobilidade em trechos obstruídos e permitindo que as autoridades cheguem de forma mais rápida a uma colisão, por exemplo", explica o Gerente Comecial de Governo da Mob Telecom, Gleizer Nojosa.

Antes, a cidade contava com um sistema defasado, com muitas câmeras sem funcionamento. O novo sistema trouxe resultados: de acordo com o balanço apresentado pela Prefeitura de Fortaleza, entre 2018 e 2019 a redução foi de 12,8% no número de vítimas fatais no trânsito. No mesmo período, a redução mais expressiva foi entre os motociclistas, diminuindo 13,9%.

Além disso, as mortes provocadas por acidentes de trânsito caíram seis posições no ranking total de mortes gerais em Fortaleza. Em 2016, os acidentes eram a 5ª maior causa de mortes na cidade. Já em 2018, passaram a ser a 11ª.

Macapá

Em Macapá, o objetivo era melhorar o fluxo de carros na capital. Nesse sentido, a Mob implementou monitoramento eletrônico em 20 áreas de grande circulação da cidade. Também houve a integração de semáforos inteligentes, conectados com tecnologia de fibra óptica, capaz de controlar o sincronismo dos semáforos. O novo sistema rendeu à Macapá queda no número de infrações e acidentes, garante a empresa.

A Mob Telecom oferece mais de cinco tipo de serviços para clientes de Governo, como virtualização de dados, Data Center, Construção de Redes e Link de Dados. Em casos de monitoramento e análise, como em Fortaleza e Macapá, a Mob utiliza um sistema chamado Smart Surveillance, uma solução digital que pode ser implementada em escolas, faculdades, prédios comerciais, empresas, entre outros.