Instagram libera fotos com seios femininos, mas não nu total; entenda

Liberação começa nesta quarta-feira (28)

Foto: WAYHOME studio/Shutterstock

A partir desta quarta-feira (28), o Instagram aceitará que fotos com seios femininos agora poderão ser publicadas, mas com algumas restrições. Seios masculinos nus já eram liberados. 

Há condições para esta liberação de fotos de seiso femininos. São três as condições:

1 - Abraçando os seios
2 - Acariciando os seios
3 - Segurando os seios

Fotos "apertando os seios, com dedos dobrados e onde há uma clara alteração no formato dos mesmos, continuam violando as nossas políticas e serão removidas", afirma a rede social. Em caso de dúvidas, a rede social poderá ainda retirar as imagens da plataforma. 

Influência

As regras mudaram muito por conta da influenciadora digital Nyome Nicholas-Williams, do Reino Unido, publicou uma foto dela que foi deletada pelo Instagram. Ela segurava os seios nus em uma foto artística. Mas a rede social deletou a foto, como de costume. 

Uma campanha com abaixo-assinado começou nas redes sociais para forçar o Instagram a liberar este tipo de imagem. 

Segundo o IG Tecnologia, o Instagram admitiu a influência da campanha. 

Resposta Instagram

Confira nota da assessoria de imprensa brasileira do Instagram sobre a atualização da temática "seios femininos" na rede social:

"Com a ajuda de diversos especialistas e criadores da comunidade de Body Positive ao redor do mundo, estamos atualizando nossas políticas para evitar que imagens de corpos gordos e maiores sejam removidas erroneamente.

Imagens ou vídeos de seios sendo apertados não são permitidos no Instagram, pois isso costuma ser comumente associado a conteúdo pornográfico. Sabemos, no entanto, que a aplicação desta política específica pode levar a erros, especialmente com relação à comunidade de Body Positive e corpos gordos e maiores. 

A partir do dia 28, permitiremos conteúdo em que alguém estiver simplesmente abraçando, acariciando ou segurando seus seios. E, se houver dúvidas sobre o conteúdo, pediremos aos revisores que ele não seja removido. Estamos comprometidos em fazer a coisa certa e continuaremos a trabalhar com especialistas e com os membros da nossa comunidade para seguirmos melhorando.

Reforçamos, no entanto, que imagens que contenham seios sendo apertados, em um movimento de agarrar com os dedos dobrados e onde há uma clara alteração no formato dos mesmos, continuam violando as nossas políticas e serão removidas. 

Sabemos o quanto plataformas como o Facebook e o Instagram são importantes para as pessoas compartilharem suas próprias jornadas de autoaceitação e queremos manter as nossas plataformas ambientes positivos e inclusivos para que comunidades de apoio como a do Body Positive possam crescer e para que seus membros sintam-se seguros para se expressarem livremente".