Responsabilidade social e inclusão digital

Em todo o mundo, a exclusão digital tem se apresentado como a face mais recente da exclusão social. No Brasil, ela surge como um subproduto de nossa profunda desigualdade socioeconômica, dificultando o crescimento econômico sustentável, a integração dos cidadãos ao mercado de trabalho e o exercício da cidadania. Estima-se que 148 milhões de brasileiros não têm acesso ao computador e à Internet.

A progressiva utilização de novas tecnologias produz dois resultados distintos, mas igualmente relevantes. De um lado, esse processo produz o constante aperfeiçoamento da gestão e dos processos produtivos. De outro, a mecanização e informatização substituem o trabalho humano e geram desemprego. A inclusão dos brasileiros na era digital é requisito fundamental para o desenvolvimento sustentável da economia. Uma sociedade de excluídos produz menos riquezas e estrangula a atividade econômica.

As empresas, por sua vez, contam com os recursos financeiros, com as habilidades das pessoas e com o conhecimento necessários para promover a inclusão digital. Elas podem desenvolver programas voltados para seus funcionários de menor renda e escolaridade, e incluir digitalmente o conjunto de seus colaboradores. Possibilitar o uso das tecnologias significa aumentar a auto-estima, qualificar a mão-de-obra e, conseqüentemente, proporcionar ganhos na produtividade.

Além disso, as empresas também podem adotar projetos dirigidos a seus fornecedores e às comunidades localizadas no entorno de suas instalações. Também podem doar ou financiar computadores para centros comunitários e escola públicas, capacitar professores e monitores, e estimular o voluntariado corporativo, só para citar alguns exemplos.

Visando incentivar a participação do setor empresarial na promoção de políticas e iniciativas de inclusão digital, o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e o Comitê para a Democratização da Informática (CDI), lançaram em março o manual ´O que as empresas podem fazer pela inclusão digital´, que oferece um roteiro para uma política de inclusão corporativa, assim como diversas iniciativas desenvolvidas por empresas que podem ser multiplicadas.

As empresas não estão sozinhas nesse processo. Governos e organizações da sociedade civil estão desenvolvendo projetos importantes, empenhados na universalização da inclusão digital. Integrar-se a esse movimento de inclusão digital é uma oportunidade importante de exercício da responsabilidade social.

Diretor-executivo do Instituto Ethos