Os Britos tornaram-se The Beatles

Circula na internet foto, que teria sido feita em 1959, na Expocrato - Exposição Centro Nordestina de Animais e Produtos Derivados do Crato.

Na imagem, a fotomontagem de quatro jovens montados em burros e suas cabeças substituídas pelas dos The Beatles. Na complementação, informe hilário narrando que, na região do Cariri, um quarteto de músicos adolescentes formou uma banda. 

O grupo, denominado "Os Britos", empolgava multidões onde se apresentava.

Os integrantes eram João Lemos, Paulo Macaco, Jorge de Erilson e Rindo Está. Seus amigos, apreciadores de pelada nos fins de semana, os procuravam e não os achavam, pois somente gostavam de interpretar umas músicas estranhas e barulhentas. Ao perguntarem: "Rindo Está?". A mãe informava de que se encontrava batendo nas panelas da cozinha e dizendo que seria sucesso mundial.

Como os cratenses não apoiaram suas composições, decidiram morar na Inglaterra. Mudaram o nome do conjunto de Os Britos para The Beatles e resolveram a chamar-se John Lennon, Paul McCartney, Ringo Starr e George Harrison.

Reza a lenda que ficaram desgostosos, incompreendidos pelos conterrâneos e, assim, terem aceitado a cidadania inglesa, mandado buscar os familiares e jamais voltado à Terra do Padre Cícero. 

Quando se desfez o vocal, em 1970, destinaram culpa a Paulo Macaco, então Paul McCartney, afirmando insatisfeito com empresário Allen Klein. Inverdade. Na Praça Siqueira Campos sabia-se a realidade. A desavença ocorreu na partilha de remessa de rapaduras e pequis enviada por fãs caririenses.

O mais, não passa de boato. Grande preocupação, mesmo, ocasionou o assassinato de João Lemos, lá conhecido como John Lennon, em 1980. As rodas de conversas de senhoras, nas calçadas, durante o dia da morte e outros depois, foram evitadas. Temiam que a família dos Britos adotasse represálias contra os norte-americanos.


Geraldo Duarte
Advogado, administrador e dicionarista


Assuntos Relacionados