Crédito barato para pequenos negócios: projeto vai lançar mais uma opção aos cearenses

Inspirada nos relief funds dos Estados Unidos, projeto da sociedade civil adota modelo inédito. No Ceará, será abrigado pela Somos Um, que apresenta detalhes na próxima terça (25), com foco nas micro e pequenas empresas afetadas pela pandemia da Covid-19

As pequenas empresas cearenses terão mais uma opção de crédito para enfrentar a crise causada pela pandemia do novo coronavírus. Na próxima terça-feira (25), às 14h, em uma coletiva online, a Somos Um deve apresentar as condições de crédito barato e facilitado a esse público no projeto Estímulo 2020 Ceará.

O lançamento contará com a presença de Eduardo Mufarej, do fundo de investimento social GK Ventures, e Ticiana Rolim, fundadora do negócio de impacto social Somos Um

Os dois vão apresentar os detalhes do projeto, como as condições de tomada de crédito e como os pequenos negócios poderão participar.

Legenda: Ticiana Rolim em um dos eventos da Somos Um, em Fortaleza
Foto: Kid Junior

Iniciativa chega ao Ceará

Após o sucesso em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, os três primeiros estados onde foi implantada, a iniciativa ganha uma representação no Ceará, com a meta de arrecadar e oferecer R$ 10 milhões em crédito barato. 

“Temos plena compreensão da importância dos micros e pequenos empreendedores para o nosso Ceará, que representam 98% do total de empresas do Estado, e acreditamos que é hora de darmos as mãos para apoiar essas pessoas cujos negócios são fundamentais para fazer a nossa economia girar", explica a empresária Ticiana Rolim Queiroz.

"É um momento desafiador para todos, mas muito mais para eles. Assim, nossa ideia de trazer o Estímulo 2020 é a de minimizar os danos sociais e econômicos dessa crise sobre esses empreendedores”, completa.

Os recursos serão levantados em doações de empresas e pessoas físicas que unem esforços ao projeto para ajudar os pequenos negócios a atravessarem o período mais agudo da crise. 

“É gratificante ver a mobilização da sociedade cearense em prol dos pequenos negócios locais. Como primeiro relief fund brasileiro, a ideia do Estímulo 2020 sempre foi justamente essa: unir todos aqueles que sabem que a força da nossa economia está nessas empresas, que geram empregos e renda para a população”, afirma Eduardo Mufarej.

Histórico de ações

O desenvolvimento de negócios com a finalidade de resolver problemas sociais e não apenas maximizar os lucros, atuando com o fomento do empreendedorismo, prioritariamente para mulheres e jovens, sempre foi alvo das iniciativas do Somos Um.

O projeto começou em 2019, no bairro Bom Jardim, em Fortaleza, por ser um dos bairros da Capital em situação de alta vulnerabilidade social.

Nos últimos meses, o Somos Um também liderou o Desafio Retoma Ceará, também visando minimizar problemas sociais agravados em função da pandemia e da quarentena no Estado do Ceará.