Diário do Nordeste chega à marca de 1 milhão de seguidores no TikTok
Perfil cresceu na plataforma adaptando conteúdos jornalísticos ao modelo da rede social.
O perfil do Diário do Nordeste chegou à marca de um milhão de seguidores no TikTok, levando o jornal ao posto de maior perfil jornalístico do Ceará em números na rede social. A novidade, somada ao desempenho dos demais canais do DN, se apresenta como reforço positivo do trabalho do jornalismo profissional atualmente.
Criado em 2021, o TikTok do Diário do Nordeste não alcançou a marca impressionante apenas no Ceará, mas também em comparação regional e nacional, por exemplo. Agora, o perfil é um dos maiores do Norte e Nordeste, ultrapassando até mesmo perfis nacionais em números de seguidores.
Segundo o diretor de Jornalismo e Esporte do Sistema Verdes Mares, Gustavo Bortoli, o alcance mostra como o jornalismo pode conversar diretamente com as novas gerações.
Veja também
"A gente entende que informar também é estar onde o público está — de forma leve, acessível e responsável. Esse marco reforça que é possível unir credibilidade e linguagem digital sem perder a essência do jornalismo", reforça o diretor.
A rede chinesa é, inclusive, uma das que mais crescem em todo mundo, com mais de 170 milhões de usuários apenas nos Estudos Unidos. No Brasil, é conhecida pelos conteúdos mais ágeis, informativos ou não, mas fortemente relacionados ao público jovem e conectada a alguns dos principais formadores de opinião do país.
O formato em que os conteúdos são entregues também é outro fator que difere de outras redes, reforçando diretamente a importância do número de um milhão.
"Por ser uma rede baseada em descoberta e desempenho, a conquista do Diário do Nordeste surpreende, já que o TikTok tem a capacidade de entregar vídeos para usuários que não seguem o criador, baseando-se mais no desempenho do vídeo do que no número de seguidores do perfil", lembra Ívila Bessa, gerente de Jornalismo do Diário do Nordeste, Verdinha e TV Diário.
E se o número já impressiona nesse momento, os planos para continuar com um trabalho de qualidade na rede social indicam o desejo por buscar ainda mais relevância não só na plataforma, mas também diante de quem consome os conteúdos.
Para Alan Barros, coordenador de jornalismo do Diário do Nordeste, o próximo passo é "fortalecer a conexão" com essa comunidade. "Queremos que o público presente nessa plataforma nos veja como uma referência em abordar temas relevantes e urgentes com a profundidade do jornalismo profissional e a linguagem clara que a rede social pede", finaliza.