Sobral propõe retorno de aulas no município em fevereiro; veja calendário

Secretaria da Educação apresentou proposta de data para início da retomada das aulas presenciais das redes pública e privada da cidade na sexta-feira (15)

Escrito por Redação , regiao@svm.com.br
Planejamento propõe alunos do 1º ao 5º para retorno presencial em 22 de fevereiro
Legenda: Planejamento propõe alunos do 1º ao 5º para retorno presencial em 22 de fevereiro
Foto: Divulgação

O cenário de retorno escolar com aulas presenciais, paralisado por conta da pandemia do coronavírus, começa a ser desenhado em algumas cidades do Ceará. Em Sobral, o secretário da Educação Herbert Lima e o chefe do Gabinete da Prefeitura de Sobral, David Duarte, apresentaram em reunião virtual, nesta sexta-feira (15), minuta de decreto municipal com proposta de volta às aulas na Educação Infantil para o dia 1º de fevereiro e prevê o retorno das atividades presenciais para os estudantes do Ensino Fundamental — anos iniciais (1º ao 5º) no dia 22 do mesmo mês — com 30% da capacidade em ambas as modalidades.

Participaram da reunião gestores da Secretaria Municipal da Educação e da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 6, além de representantes de escolas particulares. Apesar do olhar para retomada de aulas presenciais, alguns critérios de segurança estão sendo avaliados pelo Município. “Esta é uma previsão que só poderá ser confirmada com a manutenção da atual taxa de transmissibilidade (RT) e do baixo índice de ocupação dos leitos clínicos e de UTI para Covid-19 em Sobral, levando-se em conta também o início da vacinação”, disse David Duarte. 

Veja também


Conforme Herbert Lima, “a secretaria da Educação continuará se reunindo semanalmente com representantes das escolas das redes municipal e privada para avaliação dos dados epidemiológicos locais”.

Ainda na reunião, o município informou que seguirá acompanhando rigorosamente as orientações das autoridades sanitárias e do Governo do Estado do Ceará para garantir que a retomada das aulas presenciais ocorra de forma segura para estudantes, profissionais da Educação e seus familiares.

Investimentos

Para uma retomada com segurança para alunos e professores, o Município realiza uma série de ações nas instituições de ensino. O valor médio gasto pela Secretaria da Educação de Sobral para realizar a reestruturação é de R$ 800 mil. A cidade conta ainda com verba federal de R$ 1,1 milhão, oriunda do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). A quantia também será aplicada na compra de materiais, equipamentos, melhoria da conectividade e acesso à internet e reforma nas escolas.

 

 

Assuntos Relacionados