Covid-19: Taxa de ocupação de leitos de UTI no Hospital Regional do Cariri cai e atinge 87%

Em contrapartida, todos os leitos do Hospital Maternidade Santo Antônio, em Barbalha, seguem com ocupação máxima

Legenda: O Hospital conta com 31 leitos de UTI
Foto: Antonio Rodrigues

A taxa de ocupação dos leitos de UTI no Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte, caiu 10 pontos percentuais em comparação com duas semanas atrás. Em 24 de janeiro, a taxa era de 97%, hoje este índice está em 87% – 27 dos 31 estão ocupados. A taxa nos leitos de clínica é um sensivelmente melhor. Dos 13 ofertados, 10 estão ocupados (76,9%). Os números foram fornecidos pela assessoria do HRC.

Já Barbalha, cidade vizinha a Juazeiro do Norte, o Hospital Maternidade Santo Antônio está, há duas semana, com todos os dez leitos ocupados. Os números são do IntegraSus, plataforma oficial da Secretaria da Saúde (Sesa) do Estado e foram confirmados pela assessoria do Hospital.  

Barbalha tem ainda leitos no Hospital Maternidade São Vicente de Paula. A taxa dos leitos de UTI adulto está em 70%, com três dos dez disponíveis. A taxa dos leitos de enfermaria é semelhante: quatro de 11 ocupados (64%). O Município tem 2.674 casos confirmados, conforme última atualização do IntegraSus. 

VACINÔMETRO NO CEARÁ | COVID-19

Uma das coordenadoras da "Ala Covid" do Hospital São Antônio, Priscilla Couto, lamenta o cenário e considera que a taxa só irá cair quando a população entender a gravidade do problema e respeitar as medidas sanitárias.

"Só com o uso de máscara, álcool e distanciamento, as taxas de ocupação voltarão a regredir".

Quero receber conteúdos exclusivos sobre as regiões do Ceará