Cinco dicas para decorar pequenos ambientes

Especialista ensina técnicas simples para otimizar os espaços e torná-los mais funcionais.

Legenda: Respeite os espaços de circulação. Isso facilita o uso do cômodo e evita que o espaço fique comprometido.
Foto: Banco de imagens

Uma das tendências da arquitetura na atualidade é a construção de casas e apartamentos em tamanhos cada vez menores. Trata-se de uma grande mudança em relação aos antigos lançamentos, nos quais os imóveis às vezes tinham 100 m² ou mais de área. Hoje, esse tipo de imóvel é classificado como de alto padrão, mas mesmo edificações de valor maior já não têm áreas construídas tão grandes. Diante de dimensões reduzidas, é preciso ter criatividade e bom gosto para não errar na decoração, o que se torna um desafio para muitas pessoas.

Para ajudar os moradores a decorar espaços de tamanho reduzido, a designer de interiores Cecília Cruz traz algumas orientações, de modo a tornar os cômodos da casa ou do apartamento ambientes confortáveis e funcionais.

Com essas dicas, será possível otimizar pequenas áreas e aproveitar ao máximo o potencial de cada uma delas. Confira.

living
Legenda: Na hora de colorir as paredes, escolha tons claros de verde, azul, cinza, violeta ou de cores mais neutras.
Foto: Banco de imagens

Circulação
Respeite os espaços de circulação. Antes de pensar na decoração das áreas, lembre-se de garantir que haverá um espaço de circulação pelo local. Isso facilita o uso do cômodo e evita que o espaço fique comprometido.

Dimensão dos móveis
Opte por móveis pequenos, leves e claros. Da mesma forma, evite móveis grandes, pois ocupam muito espaço. O ideal é investir em um mobiliário pequeno e leve.

Cores claras
Na hora de colorir as paredes, escolha tons claros de verde, azul, cinza, violeta ou de cores mais neutras. Essas tonalidades trazem leveza e imprimem uma sensação de amplitude ao espaço. Cores escuras, por outro lado, passam a sensação de que as áreas são menores do que realmente são.

Vidro na decoração
Aposte em mesas de vidro, pois causam a impressão de leveza e amplitude, além de serem mais fáceis de limpar.

Cantos bem aproveitados
Tente ocupar ao máximo os cômodos, inclusive os cantos. Uma boa dica é instalar prateleiras ou bancadas. Já em ambientes como o banheiros, é válido investir em uma pia ou uma banheira, por exemplo. Apostar em móveis planejados também é uma ótima pedida nesse sentido, pelo fato de ocuparem os espaços de maneira funcional.