Confira o que o Ferroviário precisa fazer para se classificar e o Floresta permanecer na Série C

Equipes se enfrentam no sábado às 17 horas no Vovozão por objetivos distintos, podem atrapalhar os planos do outro, mas também conquistar juntos seus objetivos

Legenda: O técnico Anderson Batatais assumiu restando 3 rodadas e conquistou 4 pontos em dois jogos, ao vencer o Paysandu por 5 a 1 no CT do Ceará e empatar com o Manaus por 1 a 1 fora de casa na Colina
Foto: Lenílson Santos / Ferroviário AC

A 18º e última rodada da 1ª Fase da Série C reservou o encontro entre os dois representantes cearenses: Ferroviário e Floresta.

Eles se enfrentam às 17 horas no Vovozão e chegam para o duelo com objetivos distintos, com o Ferrão lutando pela classificação para a 2ª Fase e o Verdão lutando pela permanência. Assim, eles podem atrapalhar os planos do outro, mas também conquistar juntos seus objetivos. 

Confira o que cada clube precisa fazer:

Ferroviário

As contas para a classificação do Ferroviário são complexas. O clube chega para a última rodada da 1ª Fase da Série C com chances de classificação, mas não depende mais só de si para avançar. Só a vitória interessa ao time coral - um empate já o elimina - com o time de Anderson Batatais precisando de um tropeço de qualquer um dos 3 adversários diretos.

Legenda: Ferroviário e Floresta se enfrentam na última rodada da 1ª Fase da Série C por objetivos distintos
Foto: Ronaldo Oliveira / ASCOM Floresta EC

Em 5º com 24 pontos no Grupo A, o Ferroviário precisará que pelo menos um de seus 3 adversários que estão no G4 tropecem, já que o líder Paysandu, com 27 pontos, não pode mais ser ultrapassado pelos corais pelo maior número de vitórias (7 a 5).  

Portanto, sobram 3 times como rivais do Ferrão pela vaga: Tombense/MG (vice-líder com 27 pontos), Manaus (3º colocado com 26) e Botafogo/PB (4º colocado com 26). 

Por ter dois pontos a menos que o 4º colocado, o Tombense/MG, um empate com o Floresta elimina o time coral. Se vencer, o Ferrão vai a 27 pontos, pontuação que o possibilita passar um dos 3 rivais diretos.

Jogos que interessam ao Ferroviário

Santa Cruz (10º e rebaixado) x Botafogo (4º) -  17h - no Arruda
Volta Redonda (6ª) x Tombense (3º) - 17h - Raulino de Oliveira
Paysandu (1º) x Manaus (2º) - 17h - Curuzu

Confira as possibilidades de vaga do Ferrão:

1) Com vitória por um gol:

Cenário 1: 

Ferroviário vence o Floresta por um gol de diferença e o Manaus perde para o Paysandu

Cenário 2: 

Ferroviário vence o Floresta por um gol de diferença e o Botafogo perde para o já rebaixado Santa Cruz

2) Vaga pelo saldo de gols

Cenário 1:

Ferroviário vencer o Floresta e o Botafogo/PB empatar com o Santa Cruz, com o time coral tirando diferença de 3 gols de saldo

Cenário 2:

Ferroviário vencer o Floresta e o Tombense perder para o Volta Redonda, com o time coral tirando diferença de 6 gols de saldo

Floresta

Para o Verdão, as contas são mais simples. Em 8º com 18 pontos, o Floresta tem 3 de vantagem para a Jacuipense, que é o 9º com 15.

Legenda: O empate em 1 a 1 com o Volta Redonda na rodada anterior da Série C deu uma vantagem ainda maior do Floresta para a Jacuipense na luta pela permanência
Foto: Ronaldo Oliveira / ASCOM Floresta

Por isso o time cearense estará salvo se empatar, e até mesmo se perder combinada a uma vitoria da Jacuipense contra o Altos/PI em Salvador, já que tem uma vantagem de 6 gols de saldo para o time baiano (-3 a -9).

Em uma exemplo claro, se o Floresta perder de 3 a 0 e o Jacuipense vencer pelo mesmo placar, o Verdão ainda se salva pelo número de gols marcados (14 a 13).