Conheça Ypsilon e Windows, irmãos do CE que enfrentam com bom humor problemas gerados por seus nomes

Os irmãos brincam, mas já tiveram impasses com Facebook, cartório e até em voo

Legenda: Windows aparece no lado esquerdo da foto, com camiseta estampada, e Ypsilon de blusa azul
Foto: Acervo Pessoal

A criativivade cearense para escolher nomes também pode ser encontrada em Santana do Cariri. Neste município reconhecido como terra da paleontologia, moram os irmãos Ypsilon e Windows. 

Eles dizem que foram os pais - ambos com nomes comuns, Francisco Ronaldo e Maria Eunice - que tomaram a decisão de que os filhos ganhariam nomes inéditos.

Veja também

"Ele queria algo diferente. Foi aí que achou Y. Ele disse que o primeiro filho deles teria o nome de uma letra porque, indo e voltando, seria apenas o Y", conta Ypsilon, assim, por extenso, porque essa foi uma exigência no cartório para que o registro fosse feito.

Interessante notar que o seu Francisco Ronaldo se incomodava com os nomes de santos por serem tão repetidos. O dele próprio foi homenagem a dois santos: um italiano e um norueguês. Por ironia, Ypsilon é teólogo e secretário de turismo do município que terá a primeira beata cearense reconhecida pelo Vaticano, a Menina Benigna Cardoso da Silva.

Como nome em si não sela destino, engana-se quem pensa que Windows trabalhe com tecnologia da informação. Ele até gosta de computador, mas a vocação é para a música. Windows toca saxofone.

Os irmãos brincam com os nomes que têm. Ypsilon costuma assinar mensagens usando só a letra mesmo. Já Windows ganhou o apelido de janela - tradução do inglês - e não se importa. Costuma dizer que, toda vez que um computador é ligado, o nome dele é saudado.

Só que os nomes diferentes já causaram e ainda causam problemas aos irmãos, principalmente ao Windows. Até hoje, por exemplo, ele não conseguiu abrir uma conta no Facebook. Está na rede social usando o sobrenome. Além disso, já perdeu voo porque funcionários da companhia aérea ficaram desconfiados.

"Tínhamos feito o check-in, passado pelo raio-x. Já na sala de embarque, na conferência da documentação [de Windows], a funcionária suspeitou que não se tratava de documento original. Ficamos lá esperando. O avião decolou e nós perdemos o voo", conta Ypsilon, que, por solidariedade ao irmão, também ficou na sala de embarque.

Irmãos são batizados com os nomes de Windows e Ypsilon no Interior do Ceará
Legenda: Ypsilon costuma assinar mensagens usando só a letra mesmo. Já Windows ganhou o apelido de janela
Foto: Acervo pessoal

Mas os nomes que causam problema também servem de publicidade. Ypsilon já foi convidado ao programa Encontro, da rede Globo, para falar sobre o nome dele e do irmão. E ambos foram citados numa rede social pelo apresentador Cid Moreira, que, naquele vozeirão, brincou dizendo que eles faziam parte da família Microsoft.