Utilizar as plataformas digitais para promover o seu negócio pode ser uma oportunidade de otimizar os investimentos em marketing, mas esse ainda pode ser um universo desafiador para alguns empreendedores.
“Transformação digital foi uma expressão que virou jargão no mundo empresarial, mas poucas empresas colocaram em prática efetivamente”, Edson Sousa Júnior, gerente de Google Customer Solutions para o Brasil.
> Confira dicas de como vender bem nas redes sociais
Pensando em auxiliar na criação de conteúdo e gestão de marketing digital das pequenas empresas, o Diário do Nordeste elencou algumas ferramentas com versões gratuitas ou a baixo custo.
Think With Google
É a ferramenta das tendências. Nela, o empreendedor consegue perceber as categorias do varejo em ascensão, baseado nas buscas realizadas no Google dos últimos dias e semanas. Além de fornecer uma série de manuais sobre presença de digital e ser inteiramente gratuita.
Google Meu Negócio
“Ao criar um perfil no Google Meu Negócio, você consegue transformar ele em um site, o que é uma grande dificuldade principalmente para os pequenos empreendedores”, explica Edson Sousa Jr. Além desta funcionalidade, a ferramenta dispõe de workspace compartilhado entre os colaboradores. As opções são, inicialmente, gratuitas e variam de acordo com o plano que o empreendedor escolher.
Google Ads
“Essa é a ferramenta mais relevante quando a gente quer falar de expansão, de crescer, é o match entre a pessoa que busca e a empresa que oferece o que ela está buscando”, afirma Esdon. A ferramenta é paga, mas não tem um valor fixo, vai depender das configurações (área de busca, limite de faixa etária) que o usuário delimitar.
Trello
Esta é uma ferramenta de gestão que funciona como um grande painel para gerenciar todas as atividades do negócio. Também é possível criar grupos e delegar tarefas para os envolvidos. É gratuito e está disponível na versão desktop e aplicativo.
Canva
Versátil e com versão gratuita disponível, Canva é uma ferramenta de design intuitiva e permite a produção de diversas peças: posts para redes sociais, animações, convites e cartões, por exemplo. Apesar de disponibilizar versão paga, com outras funcionalidades, o Canva funciona muito bem na opção gratuita.
Hootsuite
Esta é uma ferramenta mais técnica, ela trabalha especificamente no engajamento nas redes sociais. A Hootsuite propõe unificar as contas das redes sociais em em um único lugar. No mesmo painel é possível monitorar menções, responder comentários, agendar posts e acompanhar palavras-chave importantes para o negócio. Há um teste grátis de 30 dias e depois a cobrança é feita em dólar, com duas opções de plano: de US$ 19 e de US$ 29 por mês.